O Brasil, desde os primórdios, tem uma sociedade construída a partir de imigrações. Pessoas de outros países vieram para as terras brasileiras, em diferentes épocas, por alguma razão profissional, social ou econômica em busca de estabelecer a sua vida em nossa nação.

No século XIX, a Itália sofreu uma grandiosa crise econômica. Foi a razão que fez um contingente de italianos saírem do país em busca de uma nova vida. Parte destes cidadãos chegou ao Brasil no fim do século. O país era visto por eles como uma espécie de terra prometida. E após 1890, os italianos foram absorvidos pelas fazendas de culturas cafeeiras, principalmente no estão de São Paulo.

E é agora que Santa Cruz do Rio Pardo entra em cena na história. Muitos imigrantes vieram para o município trabalhar nas fazendas, com a pretensão de desenvolver a lavoura do local. Depois acabaram se integrando a vida urbana, o trabalho principal era o comércio. Afinal, apesar de estarem em outro país, nunca se esqueceram da crise econômica que sofreram e não queriam passar por isso novamente.

Foto: divulgação

Todo o trabalho dos italianos, a mão de obra, cresceu em paralelo ao desenvolvimento diversificado da região do município. Estes imigrantes foram responsáveis pelo aumento da produção de café enquanto empregados e pequenos proprietários. Desde o início se fizeram presente em todo o processo de industrialização da região, algo que contribuiu para a urbanização.

Registros da imigração italiana chegando ao Brasil no século XIX. Fotos: divulgação

Alguns historiadores até estimam que em 1920 a grande porcentagem das atividades produtivas de Santa Cruz do Rio Pardo estava em mãos italianas. A presença destes italianos é considerada expressiva na época da formação das estruturas básicas da cidade.

A importância da presença e trabalho dos italianos no município, foi constatada quando a cidade recebeu a visita ilustre do embaixador especial da Itália no Brasil. O embaixador chegara na cidade em 1924 em um trem especial da Estrada de Ferro Sorocabana.


Você já sabia dessa história? É conhecedor da história de sua vida? É descendente de italiano e tem muitas coisas para contar? Entre em contato e vamos conversar!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui