Em Santa Cruz do Rio Pardo tem uma escola que trabalha de uma forma diferente e chama atenção da população. A unidade escolar é recheada de projetos sociais e todo o seu belo trabalho é divulgado nas mídias sociais. O que comprova, mais uma vez, o quanto o município é a favor da solidariedade e do voluntariado. Sendo assim, é hora de conhecer esta escola e todas as suas ações.

A escola…

O local foi inaugurado no dia 3 de agosto de 1986 com o nome Parque das Nações e a sua história está relacionada com o nome do Frei José Maria Lorenzetti. Figura religiosa que participou da inauguração do Parque das Nações em 1977.

A partir de dezembro de 1987, a escola recebeu outro nome. Passou a ser a Escola Estadual de Primeiro Grau agrupada Frei José Maria Lorenzetti, o motivo é do religioso ser importante para os santa-cruzenses. Já em 1998, o nome foi alterado para Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Frei José Maria Lorenzetti”.

Foto: Facebook

A cada ano que passou, a escola vivenciou algumas reformas e, atualmente, possui uma excelente estrutura que atende mais de 350 crianças de quatro a 14 anos no Parque das Nações e localidades próximas. Com isso, a maior essência da escola é o acolhimento e uma ótima relação entre alunos, professores e a comunidade com ensino de qualidade e atrações culturais e esportivas.

Portanto, o objetivo da escola é de “formar e desenvolver cada indivíduo em seus aspectos: cultural, social e cognitivo, formando cidadãos críticos e responsáveis, conscientes do seu papel na sociedade. Capazes de ingressarem em universidades públicas de qualidade, cursos técnicos e plenamente aptos a competir por boas vagas no mercado de trabalho”, fala o coordenador pedagógico, Leonardo Fabricio Onofre.

Projetos

A escola desenvolve diversos projetos para todas as idades e refletem na comunidade. Um deles é o Escola Integral. As crianças de seis a dez anos entram na unidade a partir das 07h da manhã e vão embora às 16h. No período da manhã, é o ensino regular e à tarde participam de atividades de música, dança, esportes, leitura, cultura e reforço.

“Esses projetos são viabilizados, principalmente, por nossa parceria com a Secretaria da Cultura que nos ajuda com diversos profissionais que vêm para a escola para dar aula de capoeira, música e outras atividades. Fomos parceiros da Cultura também com a vinda do Cine Boa Praça que esteve na escola trazendo a magia do cinema em alta definição para a população do Parque das Nações”, explica o coordenador.

Foto: arquivo pessoal

Outro projeto é o Horta Solidário, uma ideia que surgiu em 2019 pelo professor de Reinaldo da disciplina de ciências. Foi tudo do zero, desde a capinagem até o momento de as crianças colocarem a mão na massa. O objetivo é de que as crianças aprendam sobre todo o desenvolvimento dos legumes e das hortaliças com uma horta 100% orgânica. E depois de colhidas, todos os alimentos são doados para as famílias das crianças.

“Importante ressaltar que desde o início do projeto recebemos todo apoio da Secretaria de Educação com a aquisição de materiais necessários para o empreendimento, da empresa Hidroceres, que é nossa parceira com a doação das mudas, e da Special Dog que fez a doação dos paletes que foram utilizados no cercado”, relata Leonardo.

A horta. Foto: arquivo pessoal

O bacana é que a escola já participou de outros projetos da Special Dog, como o Voluntariado Cuidar e o Arte & Grafite, além da parceria com a Assistência Social que colabora em projetos de conscientização com pais e filhos.

Qualquer projeto merece um destaque importante na vida dos alunos. Mas a presença da escola nas mídias sociais, a partir de 2019, modificou a relação com a comunidade. Foi possível deixar a população mais próxima da escola, principalmente as famílias para melhorar a relação e, consequentemente, o aprendizado.

Foto: arquivo pessoal

A escola e Santa Cruz…

É mais que explicito a importância da escola para o município. Toda equipe e suas ações mostram como é possível ter ensino de qualidade em uma instituição municipal, uma metodologia que faz junção entre as áreas do conhecimento.

E o feedback do público santa-cruzense não poderia ser outro, é positivo de valorização e reconhecimento. “O público interage muito com os projetos através das redes sociais na página da escola e nos grupos de pais/responsáveis. Recebemos mensagens de pessoas de todos os bairros e de outras cidades. As pessoas gostam de ver como a escola vêm mudando e transformando a realidade das pessoas”, comenta o coordenador.

Os comentários dos alunos são os melhores, são de aquecer o coração de toda a equipe escolar. Eles aproveitam de todos os projetos e querem ser ativos em cada um, colocam a mão na massa sem pensar duas vezes.

Foto: arquivo pessoal

“Eu sinto que a escola ficou muito mais dinâmica e produtiva, todos aprendem de forma significativa, muito além do ensino tradicional. Os projetos possibilitam o desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive”, reconhece o coordenador.

Para o futuro, é de evolução cada vez. Por isso, novos projetos estão chegando, como o Literário com alunos do fundamental I (para estimular a descoberta e curiosidade) e um livro do programa educacional “Família e Escola” (para abordar direitos e deveres, infância, autoestima e muito mais).

“Em primeira mão, aproveito para anunciar que a nossa escola foi selecionada para um projeto de basquete, em parceria com a Secretaria de Esportes, com treinamentos semanais para as crianças de dez a 14 anos, masculino e feminino, no período da tarde. É mais um projeto muito importante que ficamos muito felizes de poder participar. Em breve, os pais e as crianças serão convidados a conhecer mais esse projeto”, finaliza Leonardo.


Dá até vontade de voltar a ser criança só para entrar nessa escola!

Siga a unidade escolas nas mídias sociais pelo @freijml


LEIA TAMBÉM

–> Educandário Lar da Criança: uma entidade que oferece amor e acolhimento para crianças e adolescentes de Santa Cruz

–> Escola técnica de Santa Cruz arrecada toneladas de alimentos para as instituições da cidade

–> Santa-cruzense conta sua história e emociona: empreendedorismo em prol da natureza


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Santa Cruz do Rio Pardo e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou WhatsApp: (14) 99633-1204.

Siga Solutudo Santa Cruz do Rio Pardo nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA INSTAGRAM!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui