Já imaginou que em nosso corpo existem vários órgãos e cada um deles desenvolve uma ou até mais funções? Pois é! Cada um deles tem papel importante no nosso bem-estar e o mais interessante ainda é que quando temos conhecimento de como funciona, conseguimos ter uma vida ainda mais saudável. Entre tantos órgãos existe um que é sinônimo de amor, já sabe qual é?

Se pensou no coração, está certo! Ele é um dos principais órgãos e sua função é bombear o sangue rico em oxigênio proveniente dos pulmões para todo o corpo. Mas você sabe quais verdades e mitos existem sobre ele?

O médico especialista em cardiologia, Osmar Marchioto Júnior, esclarece alguns mitos e verdades sobre o cuidado com o coração.

Solutudo: Pessoas que fazem exercícios estão livres de ter problemas no coração?

Médico: Pessoas que fazem exercícios com certeza vão ter menos problemas do coração quando comparadas aos sedentários.

Solutudo: Os homens têm mais chances de terem problemas cardiovasculares do que as mulheres?

Médico: O índice de doenças cardiovasculares nos homens ainda é um pouco superior, quando comparado ao sexo feminino. Vale salientar que nos últimos anos a incidência de infarto nas mulheres cresceu em virtude do estilo de vida (má alimentação, tabagismo e sedentarismo).

Solutudo: Pessoas que fazem uso de cigarros e bebidas alcoólicas são as que mais têm chances de terem problemas no coração?

Médico: O tabagismo é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Já o álcool quando usado em excesso também prejudica o coração.

Solutudo: Se cuidar da alimentação, não terá problemas no coração?

Médico: Alimentação saudável baseada em verduras, frutas, legumes, carnes magras e menos alimentos processados, frituras e embutidos diminuem o risco de doenças do coração.

Solutudo: O café faz mal para o coração ou contribui para doenças cardiovasculares?

Médico: Em média podemos tomar até duas xícaras de café por dia sem prejuízo algum ao coração. O excesso pode aumentar o risco de arritmia cardíaca.

Solutudo: Jovens também podem enfartar?

Médico: Sim. Principalmente quem já tem histórico de infarto na família ou quem faz o uso tabaco, tem obesidade ou é sedentário, possuí diabetes e colesterol alto. Nesta faixa etária não podemos esquecer das drogas – principalmente a cocaína – que aumentam o risco de doença cardiovascular.

Solutudo: O estresse é o pior fator que prejudica o coração?

Médico: O estresse é um dos principais fatores de risco para doença cardiovascular juntamente com hipertensão, diabetes, tabagismo, sedentarismo, obesidade e dislipidemia (aumento do colesterol e triglicerídeos).

Solutudo: Ter problemas no coração não significa que a pessoa vai morrer?

Médico: Com certeza, ter problemas no coração não significa que vai morrer. Tem que fazer o diagnóstico correto e a partir daí, realizar o tratamento mais indicado para a patologia diagnosticada. O recado que quero deixar é que o melhor remédio para o coração é a prevenção! Exercício físico e dieta balanceada.

Conhecer sobre algo que precisa de atenção é fundamental para nossa saúde. Agora que você já sabe sobre esses mitos e verdades, que tal manter a saúde em dia?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui