O Dia Mundial do Câncer é celebrado anualmente em 4 de fevereiro, a data além de homenagear todos aqueles que sofrem ou já sofreram com os males da doença, também tem o intuito de conscientizar a população para controlar essa causa que mata milhões de pessoas no mundo todo.

Na cidade de Presidente Prudente, existem várias instituições especializadas no tratamento e prevenção ao câncer, aqui, citaremos três delas que são referências na região do oeste paulista.

Hospital Regional do Câncer

Em outubro de 2015, o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP), começou a funcionar com setores de Radioterapia, Quimioterapia, Ambulatório e Diagnóstico de Câncer de Próstata, atendendo cerca de 350 pessoas diariamente.

A construção do hospital oncológico teve o intuito de suprir as necessidades da população que reside na região e precisava viajar até a capital para esse tipo de atendimento.

Outro grande destaque do Hospital do Câncer é o ônibus de unidade móvel, em parceria com as prefeituras de cidades vizinhas, que atende mulheres entre 25 e 64 anos para a realização do exame preventivo.

De acordo com o site oficial do hospital: “O HRCPP possui uma grande infraestrutura composta por equipamentos ultramodernos e uma equipe especializada para oferecer atendimento gratuito e humanizado a todos os pacientes”.

Hospital Regional de Presidente Prudente

Segundo o médico André Genaro, que é coordenador do setor de oncologia do Hospital Regional de Presidente Prudente Doutor Domingos Leonardo Cerávolo (HR), a unidade possui credencial para exercer esse serviço desde 2013. Atualmente, possui mais de 5.500 pacientes cadastrados e atende uma média de 800 sessões de quimioterapias mensalmente, pela Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer.

Os tipos cancerígenos mais frequentes tratados no HR, de acordo com o oncologista, são o de mama nas mulheres e próstata nos homens, por isso, sempre há campanhas de prevenção contra esses casos específicos da doença, principalmente nos meses intitulados como “outubro rosa” e “novembro azul”.

Para as ações nos respectivos meses, o hospital promove palestras com orientações feitas por profissionais, além da parceria com estudantes da área de saúde da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), a fim de estimular a população a procurar o serviço médico.

Grupo de Apoio Amigas do Peito

Desde 1996, o grupo acolhe mulheres em tratamento com câncer de mama, que buscam melhorar a qualidade de vida após o diagnóstico. A instituição sem fins lucrativos, promove encontro mensais, visitas, palestras, aulas de artesanatos, acompanhamentos psicológicos, empréstimo de perucas, doações de lenços, enchimentos e sutiãs, além de outras atividades.

A assessora do Grupo Amigas do Peito, Lais Ernesto, afirma que a associação possui parcerias tanto no HR, com visitas hospitalares e o banco de perucas, quanto no HRCPP, com uma sala descentralizada, além de participar frequentemente das campanhas de combate ao câncer que os hospitais realizam.

Atualmente, a instituição conta com cerca de 30 voluntárias e, a pessoa que demonstrar interesse em abraçar essa causa, deverá entrar em contato com a sede do grupo por meio do telefone (18)3221-2656 ou acessando a página do Facebook.

Não se esqueça: com o apoio de todos, é mais fácil combater o câncer, prevenir é um ato de amor ?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

1/5 - (1 vote)

2 COMENTÁRIOS

  1. Ué, essa matéria é paga?
    Existem outras instituições especializadas no combate ao câncer em Presidente Prudente.

    • Oii Daniel, tudo bem? A matéria é totalmente orgânica, ao citarmos apenas três das mais reconhecidas, pode ter dado a entender que existem só essas. Desculpe o equívoco e obrigada por contribuir com a matéria!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui