O mel é um alimento açucarado, produzido a partir do néctar recolhido pelas abelhas nas flores. Esse produto natural pode ser utilizado em diversos setores, como saúde, alimentação ou estética.

Na cidade de Presidente Prudente, existe uma matriz produtora do mel mais famoso da região. Conheça hoje, a história da Phitomel.

Segundo o funcionário de serviço geral da empresa, Lucas Cremonezi Valera, a Phitomel foi fundada por seu pai, André Capito Valera, em 1998.

“Meu pai trabalhava com a apicultura desde os 15 anos. Ele vendia o mel em feiras livres, mas só conseguia oferecer aqui em Prudente, foi quando decidiu abrir a empresa, assim, podendo vender o nosso produto para toda a região”, comenta.

Hoje, a Phitomel atende todo o mercado de Presidente Prudente e região e, se estende a todo estado de São Paulo. O mel chega na matriz em tambores de 200 kg, onde é filtrado e esquentado para facilitar o manejo, para então, ser colocado nos potes. É preciso a ajuda de dois funcionários para realizar o processo de chegada do mel até a saída dele empotado.

Além do clássico mel in natura, a empresa também trabalha com outros produtos relacionados a abelhas, sendo a geleia real, própolis e pólen.

“Trabalhar na Phitomel é muito bom, abre caminho para o mercado de trabalho e, pelo o que eu escuto, meu mel é o melhor da região!”, relata Lucas.

Dia Nacional do Mel: a matéria mais doce que você verá hoje
A Phitomel carrega o lema: “É Nutritivo e Saboroso”. (Foto: Site Phitomel)

Fome de mel? ?

O produto açucarado foi um dos fatores que possibilitou a pedagoga, Erika Moura, a criar seu próprio empreendedorismo, o “Cantinho das Delícias”. Tudo começou há dez anos, quando aprendeu em um curso de confeitaria a receita do famoso pão de mel.

“Eu sempre gostei de fazer bolo, cone trufado e bombom. Como já trabalhava muito com chocolate, resolvi fazer o curso de pão de mel também, porque iria me ajudar. Peguei a receita que a professora passou, mudei algumas coisas e no final deu certo, ficou bom e do jeito que eu queria”, conta.

Para Erika, tudo aquilo que você goste e faça com dedicação pode se tornar um negócio. A renda gerada a partir daquilo que temos amor, faz toda a diferença e, pode transformar vidas.

“É difícil falar do que eu mesma faço, mas todos que já provaram meu pão de mel até hoje, dizem quanto é maravilhoso, diferente e que nunca haviam provado outro parecido. Alguns até falam que não gostavam de pão de mel, mas por causa do meu, começaram a gostar, então, tem dado super certo”, finaliza.

Os recheios para o pão de mel são os mais criativos e diversificados, sendo beijinho, brigadeiro, doce de leite, ninho, dois amores, briganinho, maracujá, limão e, em breve mais!

Sobre a receita aprimorada, Erika diz que se contar, “Perde o encanto”, mas deu uma dica quanto aos ingredientes da forma clássica:

3 xícaras de farinha
1/2 xícara de chocolate em pó
1 xícara açúcar
1/2 xícara de mel
1 colher de pó royal
1 colher de chá de cravo
1 colher de chá de canela
1 xícara e meia de leite morno

Não perca tempo, compre seu pote na Phitomel e faça aquele pão de mel maravilhoso! ? ?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui