O Pedivela Bike Clube ganhou esse nome em 2001, pelo fundador do grupo, Ademir Alves da Silva Júnior, que na época, sempre frequentava uma loja de bicicletas conhecieda por ser o ponto entre os amantes de bike, por conta disso, teve contato com vários ciclistas de Presidente Prudente, criando inicialmente um clube para pedaladas noturnas.

Atualmente, a equipe conta com cerca de 100 integrantes, entre homens e mulheres. Antes de iniciar as pedaladas – que duram em torno de 2h a 3h – os ciclistas costumam se reunir em frente à Le Bici Bike Shop, todas as terças e quintas-feiras, a partir das 19h10 e aos domingos, às 7h.

Segundo Ademir, a ideia do nome deu-se pelo fato do pedivela ser a principal peça responsável por girar o pedal da bicicleta.

“Pedalamos nas estradas rurais de Prudente e região, geralmente cerca de 40 a 50km. Nosso grupo sempre acolheu todo e qualquer ciclista apaixonado por bike. Temos mulheres e homens de idades variadas e sempre recebemos novos membros. As pedaladas reúnem em média de 10 a 20 ciclistas”, comenta.

Além de pedalar, o Pedivela Bike Clube também já realizou diversas campanhas filantrópicas, como doações de sangue e alimentos para instituições da cidade.

Para ingressar no grupo, basta apenas ter uma bicicleta em condições para o cicloturismo, capacete, farol e, principalmente, disposição. Ademir ressalta que o Pedivela está de braços abertos para novos membros.

“Pra mim é motivo de orgulho! Reunir e unir ciclistas por mais de 18 anos é fantástico. Tenho amigos que desde o início estão no grupo, bem como os novatos que se uniram a nós na última semana por exemplo, mas já os tenho como amigos. Pois o ciclismo é isso: agregar pessoas que tenham em comum a mesma paixão pela bike. Nossa finalidade sempre será essa: reunir apaixonados por bicicleta”, relata.

Pedivela Feminino

Cláudia Mattos é esposa de Ademir e, através dele, foi incentivada a fazer parte do time de pedaladas e, posteriormente, criado um conjunto de mulheres dentro do Pedivela. A paixão pelo esporte foi tão além, que a mesma veio a se tornar educadora física após isso.

“Fiz muitas pedaladas com o meu marido e seus amigos, também já chegamos a viajar desse jeito. Com o passar do tempo, foi organizado um grupo só com ciclistas mulheres, hoje, nos damos muito bem e sempre temos apoio e incentivo”, ressalta.

Como profissional da área de educação física, Cláudia indica a prática do ciclismo a todos que procuram melhores benefícios à saúde, como o gasto calórico, ganho de força muscular e exercício para a mente.

“Eu me sinto vitoriosa, não é fácil sair do zero e começar a pedalar, o grupo é um corpo a mais de ajuda no incentivo. Conciliar as práticas é uma dádiva. Eu convido todos a se juntarem ao Pedivela Bike Clube para ter essa sensação de liberdade. Não é apenas um esporte, é uma autonomia que não dá para medir”, conta.

Novato no Pedivela

Gianpiero Leone Coda é natural do Paraná, mas mudou-se para Presidente Prudente após uma oportunidade de emprego para a esposa. Apaixonado por bicicleta desde os quatro anos, conheceu o grupo através de um amigo e chegou a pedalar com a equipe duas vezes, até perceber que precisava de um preparo físico melhor para acompanhá-los.

“Minha paixão pelas bikes começou quando criança e, continua a mesma até hoje. No início, eu era mais lento que o grupo, então, comecei a me preparar sozinho até que tivesse mais condicionamento, isso foi durante um ano. Depois, percebi que já tinha condições para segui-los e pedalarmos juntos”, diz.

De acordo com ele, estar no Pedivela é unir a diversão com o condicionamento físico e ganhar de brinde, várias amizades de um grupo incrível. Além disso, é poder praticar sua atividade física preferida em boa companhia, e claro, conhecendo vários lugares que só a bicicleta pode te proporcionar.

“O pessoal me recebeu muito bem, assim como recebem todos no grupo. Eles possuem muita experiência e muitos quilômetros rodados, já sabem como devem proceder com os novatos, dando dicas e conselhos para que eles possam pegar gosto pela atividade sem que cause nenhum trauma. Sabem muito bem como lidar com as limitações de cada um e como conduzir um grupo da melhor maneira possível”, finaliza.

E você, também é apaixonado nesse esporte sobre duas rodas? Para se tornar um membro do Pedivela Bike Clube, basta entrar em contato através das redes sociais do grupo: Facebook | Instagram.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

4.9/5 - (13 votos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui