“A princesinha do Noroeste”, reconhecida também como Polo cultural, tem uma história para lá de interessante.
Não é à toa a escolha do nome da cidade. E aqui você verá em detalhes como surgiu o município e a terra Penapolense.

História

A ocupação histórica da região que corresponde ao atual noroeste brasileiro se deu por volta de 1842 e 1870. Tudo começou com a doação de terras e o estabelecimento de fazendas na região. Depois o estopim ocorreu em 1880, com um significativo aumento do comércio de café, logo, a região passou por uma grande transformação rumo ao progresso.

Outro ponto marcante do povoamento foi a implantação da estrada de ferro noroeste no Brasil, algo que assegurou a posse das terras colonizadas do sertão. Assim, em 25 de outubro de 1908 foi criado o patrimônio de Santa Cruz do Avanhandava, que mais tarde passou a ser distrito do município de São José do Rio Preto. Em 17 de novembro de 1909, o distrito de Paz de Penápolis é fundado em homenagem ao Dr. Afonso Augusto Moreira Penna, presidente da República falecido neste mesmo ano.

Homenagem

Penna. Foto: Biblioteca Presidência da República.

Nascido em Santa Bárbara-MG, Afonso Penna, era advogado, por eleição direta, em 15 de novembro de 1906, exerceu o cargo de presidente da República. Até falecer em 14 de junho de 1909 sem terminar o mandato.

De volta para a história…

No dia 22 de dezembro de 1913, através da Lei Estadual n° 1.397, Penápolis se tornou município. A atual sede de uma comarca com sete municípios (Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Brauna, Glicério e Luziânia conta com mais de 100 mil habitantes em seu universo), além de ser um Polo cultural e turístico religioso. Hoje, a pecuária, agricultura, indústria e comércio de serviços são as principais atividades econômicas.

Penápolis e suas belezas

Museu do Sol. Foto: Prefeitura de Penápolis.

Penápolis exala arte e detalhes que encantam!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Penápolis e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

As boas notícias do município você confere aqui!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui