Animais acorrentados e passando fome por conta de seus próprios tutores, gatas abandonadas com seus filhotes em caixas, cachorros jogados em estradas e animais que vivem na rua porque, em algum momento, seus donos decidiram que não os queriam mais.

Esta é a realidade de centenas de animais em Barra Bonita, que, infelizmente, assola todas as cidades. Sendo ou não um problema para os órgãos públicos, felizmente há pessoas de bom coração que se dedicam a minimizar as dores destes bichinhos.

Em Barra Bonita, há uma moça que se destaca. Ana Paula Aparecida dos Santos, de 27 anos, dedica parte da sua rotina, todos os dias, para cuidar de animais e ajudar a comunidade.

“Me lembro que meu primeiro resgate foi aos 13 anos. Encontrei uma cachorrinha perdida na praça do museu, mas meus pais não queriam que eu a levasse para casa. Quando estávamos de saída, a cachorrinha cortou a frente do carro e meu pai quase a atropelou. Depois disso, eles me deixaram pegá-la. Eu a embrulhei no moletom que eu estava vestindo e, assim, a salvamos”, contou Ana.

Seu amor por animais

Ana nos contou que sempre sentiu empatia e carinho por todos os animais e esse cuidado vinha de casa. Durante sua infância humilde, nas raras ocasiões que saía com sua mãe para comer um lanche no centro da cidade, Ana via sua mãe tirar a carne do próprio lanche e dar para algum cãozinho que estivesse com fome por perto. Mas apesar de sempre ajudar a causa, como e quando podia, o “despertar” para uma vida dedicada a isso foi em 2016.

“Me ligaram pedindo ajuda para resgatar um gato ensanguentado que estava escondido em um caminhão. Cachorros da rua tinham pego ele e o soltaram, se escondeu ali. Levei no veterinário e depois dos cuidados e pontos que levou, levei ele pra casa. Foram mais de 16 pontos e muito carinho. Mas o melhor disso tudo: ele está comigo até hoje”, contou.

A causa

Antes de ser eleita vereadora de Barra Bonita, Ana conseguia colocar no papel todas as ocorrências atendidas pela causa animal. “Naquela época, consegui contar ao menos 500 situações onde ajudei algum animal, seja em resgate, castração ou socorro de acidentes. Hoje, já não consigo mais contar, pois são inúmeras situações por dia”, explicou.

Ana divide sua rotina com seu trabalho formal, suas atividades na Câmara Municipal, os cuidados no abrigo que ela mesma financia com recursos próprios, onde abriga, principalmente, gatos, e percorre as ruas da cidade todas as noites para alimentar animais em situação de rua.

O principal tipo de ocorrência que a vereadora recebe é sobre a proliferação de animais, em especial de gatos. Mas também ocorrem, infelizmente, situações de maus tratos onde é preciso intervir diretamente com os proprietários dos animais. Para isso, ela conta com o apoio da equipe de Zoonoses da Prefeitura.

Motivação

Durante a entrevista, Ana Paula deu um relato emocionante sobre o que a motiva neste trabalho voluntário que, muitas vezes, é árduo e cansativo.

“Minha motivação é gratidão que vem dos próprios animais. Diante de diversas provações pessoais, foi esta gratidão que sinto deles que me manteve firme.  A causa animal veio para mim como um presente de Deus, esta é a minha missão e é o que vai me manter em pé. Eu me emociono falando, porque diversas vezes eu tive vontade de desistir, mas olhando pra eles eu me reergui e minha fé pela vida voltou”, desabafou Ana Paula.

Quando questionada sobre qual mensagem ela gostaria de dizer para todos os barra-bonitenses, Ana Paula explanou:

“Tá tudo bem se você não gostar de animais. Mas respeitar a vida e a dignidade deles é obrigação de todos!”


5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui