Professor é aquela figura que marca a nossa vida. É a pessoa que nos educa didaticamente para enfrentar qualquer obstáculo de nossos caminhos individuais. Nos transmitem conhecimentos necessários para vivermos em sociedades. Normalmente, não esquecemos destas pessoas NUNCA.

Em Ourinhos, de 1939 a 1971, existiam exames de admissão ao ginásio. Algo muito rigoroso, os candidatos eram submetidos a provas orais e escritas de português, matemática, história e geografia. O primário era excelente. Os jovens saiam alfabetizados, mas para entrar no ginásio era necessário algo a mais.

O famoso carroção, da prova de matemática, era algo temido por todos. Bem como a parte de conjugação de verbos regulares. Aqueles que tinham famílias com melhores condições financeiras, faziam preparatórios e, consequentemente, aumentavam as chances de entrar no ginásio.

Oswaldo. Foto: blog Memórias Ourinhenses

Então, nesta época, dois irmãos professores, com origem em Santa Cruz do Rio Pardo, decidiram organizar um preparatório que fosse acessível para todos os jovens. Era o Oswaldo, português e matemática, e o Aparecido, geografia e história. As aulas eram no fundo da casa de Oswaldo, na Rua Dom Pedro I.

Era comum os adolescentes estudarem de manhã o 4° ano do primário e à tarde marcava presença no preparatório. Oswaldo foi um professor severo. Os que não cumpriam corretamente a lição do dia, ainda precisava continuar em aula, era a do reforço em outra sala da casa do professor.

O resultado não poderia ser outro: positivo. A turma entrava no ginásio encarando o monstro de sete cabeças da matemática com tranquilidade.

Oswaldo faleceu no dia 20 de janeiro de 2008 aos 78 anos. Construiu uma família com a esposa Helen e deixou a filha Rosy. Uma pessoa que jamais foi esquecida por aqueles que foram os seus alunos no preparatório.

Fonte: blog Memórias Ourinhenses


Histórias que compõem os registros de Ourinhos!


LEIA TAMBÉM

–> Política e Café: A história por trás do homem que começou o legado da Fazenda Ourinhos

–> Terríveis: o clube dançante dos anos 60 e 70 que marcou a vida de muitos ourinhenses

–> Externato Rui Barbosa: a época ginasial de Ourinhos


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Ourinhos e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Siga a Solutudo Ourinhos nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui