Antigamente, era muito comum vivenciar a época do ginásio. Eram os momentos escolares após finalizar o ensino fundamental, um período valioso como fosse os melhores anos escolares. Uma fase da vida recheada de oportunidades de amizades, amores e diversão.
E em 1928, o Externato Rui Barbosa foi a primeira escolar particular de Ourinhos a oferecer o curso ginasial. O proprietário era Constantino Molina, professor de espanhol e colaborador do jornal “A Voz do Povo”.

Os alunos desta modalidade eram preparados para prestar exames em escolas autorizadas pelo governo federal, em São Paulo. Em 1937, uma turma fez prova para a Faculdade Comercial Brasil e a nota mais alta foi oito. Foram três alunas destaque, a Rosa Fragão, Ivone Pierotti e Amélia das Neves Lopes. Entre os meninos, a nota mais alta foi sete de autoria de José Fernandes, Hermínio Nogueira e Jairo Diniz.

Também era oferecida pela escola um sistema militar de ensino, curso de datilografia, curso de comércio, curso preparatório para ginásio, de principiantes para crianças de sete a dez anos e o curso secundário. Inclusive, no dia 24 de maio de 1935 foi anunciada assim no jornal “A Cidade de Ourinhos”, sobre a conclusão:
“Resultado do segundo exame bimensal de março e abril: 1° lugar-João Neves, com 100 pontos; 2°lugar-Agripino Braz, com 91 pontos; 3° Orlando Vendramini, com 87 pontos; 4° José Neves Neto, com 78 pontos (…)”.

Vale registrar que era uma instituição escolar com subvenção da prefeitura e que aos poucos foi perdendo clientela e a fama pela população. Situação que fez Molina ir embora para São Paulo em outubro de 1942. O prédio, localizado na Avenida Altino Arantes, foi comprado por Aparecido Lemos, um professor, que inaugurou uma escola de curso somente de datilografia.
Foto: blog Memórias Ourinhenses Foto: blog Memórias Ourinhenses
Fonte: blog Memórias Ourinhenses
Você se recorda desta época? Conte para nós suas lembranças!
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Siga a Solutudo Ourinhos nas mídias sociais: