Algumas pessoas nascem ourinhenses e outras escolhem ser ourinhenses por diferentes motivos. E uma destas pessoas veio lá do Egito. Isso mesmo! Um senhor muito respeitado em nossa cidade tem suas origens em outro país. Ele é Winston Khatchik Edirnelian.

Nasceu dia 4 de fevereiro de 1942 em Cairo. Aos 16 anos, mudou para o Brasil com sua família e no fim dos anos 60 chegou em Ourinhos para um trabalho temporário. Aqui, conheceu sua esposa, Elga Edirnelian, e aí ficou e construiu sua família. Oportunidade perfeita em que fundou sua empresa, o Grupo Winston que já tem 56 anos de fundação.

Winston é empresário no ramo automotivo, é poliglota (português, italiano e francês), é membro de organizações civis ourinhenses, já foi vereador e assessor colaborador de deputado federal.

Winston. Foto: arquivo pessoal

O passado até o presente

Seus pais Armenio e Yuguslava eram católicos e por este motivo tiveram que deixar o país de origem. Brasil foi o local que lhes receberam muito bem, um país livre e que precisa de mão de obra em diversas áreas, principalmente a mecânica. Foi uma longa viagem que, no fim, valeu a pena.

A família precisou vender os móveis e os pertences, saíram do país com apenas oito malas de roupa em um navio, sem ao menos falar a língua nativa brasileira. No Brasil, chegaram apenas com duas malas, as outras foram roubadas no Porto de Alexandria ainda no Egito. Já era o primeiro sinal de que a vida traria obstáculos dificultosos.

Aqui, se viravam como podiam utilizando o idioma italiano e conseguiram emprego com imigrantes da Itália em São Paulo. Foi o início da carreira na mecânica, foi a única certeza de Winston desde muito novo: viveria daquela profissão.

Em certa fase da vida, Winston recebeu um convite de um italiano, Pietro Boniotti, para trabalhar de modo temporário em Ourinhos, era para cobrir um funcionário. Veio com a intenção de residir somente por três meses. Mas começou a namorar e seus sogros acolheram muito em sua casa. Portanto, nunca mais foi embora.

Com isso, por intermédio do italiano, Winston começou a trabalhar na empresa Landulfo, hoje é a Retífica Winston e depois montou o seu negócio de bombas injetoras. Nascendo, assim, o Grupo Winston.

Winston e esposa. Foto: arquivo pessoal

“Ourinhos é tudo, é luta pelo bem-estar da cidade e região sem medir esforços. Naturalizado brasileiro, ele recebeu o título de cidadão ourinhense da Câmara Municipal e se considera um ourinhense nato”, conta Winston Júnior, um dos filhos.

Winston filho e pai sempre participam de feiras automotivas. Foto: arquivo pessoal

Autoavaliação

Em uma avaliação de si mesmo, Winston se percebe que se fez sozinho, trabalhou muito, evoluiu, gerou e gera empregos, sempre pensa no próximo e na qualidade do seu serviço. Atualmente, está com 80 anos e se mantém firme trabalhando diariamente das 07h até às 18h desmontando, regulando, testando e montando as unidades eletrônicas diesel e os compressores. Preza pela qualidade e segurança.

Winston trabalhando desde sempre. Foto: arquivo pessoal

Portanto, garante que superou e ainda supera qualquer dificuldade que aparecer em seu caminho com honestidade e esforço. Nunca esmoreceu e venceu na vida. Já as qualidades são tantas que ele mesmo elencou algumas:

  • O crescimento dos seus negócios e a continuidade, afinal, são 56 anos de fundação e no Brasil não é fácil manter uma empresa por todo esse tempo.
  • A formação da sua família, que é composta pela esposa Professora Elga, casados há 54 anos, os filhos, Leonardo-41 anos, Winston Junior-50 anos e Jacqueline-53 anos, as netas Beatriz Winston, 23 anos, e Julia, 18 anos.
  • A eleição de um deputado federal, porque acreditou nele e visualizou os benefícios que poderia trazer para Ourinhos e região, lutou bravamente por três eleições apoiando o candidato. Em 2014, alcançaram o sucesso com a eleição e em 2018 com a reeleição como um dos Deputados mais votados do Estado de São Paulo. Neste ano, já se prepara para mais uma vitória com a reeleição com um mandato na Câmara dos Deputados representando Ourinhos e região.

Por fim, “faça o bem sem olhar aquém, se alguém quer e às vezes consegue prejudicar você, nada faça, pois os erros serão pagos nesta vida por esta pessoa”, é o que diz Winston.

Da esquerda para direita: Beatriz (neta), Winston Júnior (filho), Katia, Dayna (irmã), Elga e Winston. Foto: arquivo pessoal
Da esquerda para direita: Winston Júnior (filho), Katia Edirnelian (nora), Jacqueline (filha), Winston, Elga, Leonardo (filho) e Dona Lupercio e Sr. Gino Armentano. Foto: arquivo pessoal

E, para o futuro, deseja que seus filhos tenham progresso para não sair de Ourinhos. Lutou para manter as crias na cidade sendo uma pessoa ativa no município. É o que ele espera que outros cidadãos ourinhenses consigam em suas vidas: ter os filhos e suas respectivas famílias próximos de ti.


Você conhece o seu Winston? Conte seus momentos marcantes com esta figura ourinhense!


LEIA TAMBÉM

–> Maria Augusta Marques é a parteira que trouxe muitos ourinhenses ao mundo

–> Nataly Tanno é a ourinhense proprietária da primeira cozinha consciente do município

–> Você sabe quem é Sabá? O eterno artilheiro que fez vários gols pelos clubes ourinhenses


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Siga a Solutudo Ourinhos nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui