Tem algumas pessoas que marcam a vida de tantas outras por simplesmente fazerem algum trabalho bem-feito e com muito carinho. Em Ourinhos, com certeza, muitas pessoas se lembrarão de uma parteira. Ela ajudou diversas pessoas a virem para este mundão e enfrentar as dificuldades e obstáculos da vida.

Ela é Maria Augusta Marques, mulher portuguesa, já falecida, que era pequeníssima de estatura, mas enorme de coração e em coragem. Toda a sua vida foi dedicada em ser parteira, seus familiares não sabem quando que ela começou na profissão, entretanto, era uma mulher felizona com o que fazia. E vale lembrar que em tempos do passado era mais fácil a presença de uma parteira do que um médico.

Esta é Maria. Foto: arquivo pessoal família

“Ela era bem-querida e amada pelas mulheres e as crianças, era um orgulho para ela quando as pessoas diziam que Maria foi a ‘santa’ que ajudou uma criança vir ao mundo”, relembra a neta Damaris Capela Pereira Lima.

As suas dificuldades era o não acesso para medicamentos e instrumentos que poderiam melhorar o momento do parto. Ela usava tesoura, água com folhas e panos limpos, era o que tinha e com o que conseguia trabalhar nas residências.

Às vezes, ganhava galinhas, feijão, alguma quantia, mas nunca colocou um preço em seu trabalho. “Ela tinha muito medo das complicações da hora do parto, vivia rezando o terço para Deus lhe ajudar neste momento. As pessoas confiavam em Maria”, comenta a neta.

A família, naquela época, não concordava muito com a profissão. Pois, ela precisava largar tudo o que estava fazendo ou vivendo para atender alguma gestante. Mas, mesmo assim, sempre foi o orgulho de todos.

Maria parou de ser parteira porque envelheceu e adoeceu, não tinha mais firmeza em suas mãos e as pessoas começaram a procurar mais pelos médicos. Depois, veio a falecer. Por fim, fica a lembrança de muitas famílias ourinhenses que conseguiram que seus novos integrantes viessem ao mundo por suas mãos, as mãos de Maria.


É tão bacana saber disso, não é? Importante demais ressaltar estes personagens de Ourinhos!


LEIA TAMBÉM

–> Nataly Tanno é a ourinhense proprietária da primeira cozinha consciente do município

–> Você sabe quem é Sabá? O eterno artilheiro que fez vários gols pelos clubes ourinhenses

–> Guerreira e mulher cheia de fé: ourinhense conta como enfrentou aneurisma, AVC e outras surpresas da vida


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Siga a Solutudo Ourinhos nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!

5/5 - (1 vote)

1 COMENTÁRIO

  1. Olá! Sou neto da Maria Augusta, gostei da matéria, gostaria de saber onde conseguiu as fotos e as informações.
    Parabéns.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui