Tem algum noveleiro por aí? Com certeza se lembra da novela “O Rei do Gado” da Globo que foi exibida em 1996 a 1997. Depois de anos foi reexibida, mas não encontramos o ano. Uma novela que mostra o romance do latifundiário pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) com a boia-fria Luana (Patrícia Pilar). Os dois são descendentes de duas famílias de imigrantes rivais, os Mezenga e os Berdinazi, que produziram uma fortuna brasileira com a criação de gado e plantação de café.

A história foi dividida em duas fases. A primeira buscou trazer em reflexão o debate sobre a luta por posse de terras, algo que ganhou repercussão na mídia e na sociedade. Em 1943, época da trama de decadência do café, Giovana (Letícia Spiller) viveu sob vigilância dos pais, Marieta (Eva Wilma) e Giuseppe Berdinazi (Tarcísio Meira). A jovem se apaixona por Henrico (Leonardo Brício), filho de Nena (Vera Fischer) e Antônio Mezenga (Antonio Fagundes).

Luana e Bruno. Foto: site Memória Globo

Apesar da inimizade, Antônio e Giuseppe tem em comum a determinação em defender seus interesses. Por isso, vivem em guerra por uma faixa de terra na divisa de suas fazendas. Giovanna sofreu por declarar seu amor ao inimigo, mas o casamento foi aceito perante e promessa da família dela receber o pedaço de terra que tanto queriam.

Giuseppe, filho de Giovanna e Henrico, o principal rival Berdinazi de Bruno Mezenga. Foto: site Memória Globo

Acordo não cumprido, a jovem é trancada em casa pelo pai, mas consegue fugir. A segunda fase da novela inicia em 1996, momento em que mostra o filho de Giovanna e Henrico já rico e proprietário de terras e milhares de cabeça de gado. É o Bruno Berdinazi Mezenga que é reconhecido como o “O Rei do Gado”.

A relação de Ourinhos com o “O Rei do Gado”

Você deve estar se perguntando o motivo deste texto, mas saiba que tem relação sim. A novela tem como principal destaque o romance entre Luana e Bruno. É um vai volta danado e diversos acontecimento estão relacionados ao amor do casal.

Em um certo momento da trama, os dois estão de lua um com o outro e a Luana foge de Bruno. Ele resolve procurar por ela com a ajuda de um amigo, o Zé do Araguaia (Stênio Garcia). Na cena, os dois estão no escritório de Bruno que informa uma rota para o Zé ir atrás de Luana.

A advinha? Bruno diz para começar a procurar por Luana em Ourinhos. “Você vai começar a procurar pela região de Ourinhos. Lá existe a maior Usina de Álcool e Açúcar, que é a usina dos irmãos Quagliato”, como disse o personagem Bruno.

Dizem que Antonio Fagundes é conhecido e amigo da família Quagliato e, por isso, fez esta singela homenagem na novela. Não tem como ter certeza, mas sabemos que os ourinhenses se encheram de orgulho com este momento e é sempre comentado quando há oportunidade em alguma roda de conversa.

Fonte e imagens: Memória Globo


LEIA TAMBÉM

–> Quitanda do Robinson, em Ourinhos, chama atenção pela simpatia e o incentivo a agricultores locais

–> O café ourinhense: desde a plantação da safra até a presença da bebida na mesa do consumidor

–> Política e Café: A história por trás do homem que começou o legado da Fazenda Ourinhos


Você assistiu a novela? Como foi a repercussão desta menção em seu ciclo de amizades?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Ourinhos e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Siga a Solutudo Ourinhos nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui