As experiências que uma criança vive durante sua infância são essenciais para o desenvolvimento da sua criatividade. A curiosidade delas é aguçada a partir dos diferentes incentivos que recebem ao longo do tempo.

Isso significa que, quando uma criança é excluída do contato com alguma área do conhecimento, por exemplo, existem altas chances de ela não se interessar por tal área. E, quanto maior o incentivo, maiores as chances de se sentir atraída.

Os comportamentos em nossa sociedade definem os diferentes tipos de estímulo que nossas crianças irão receber. Meninas, normalmente, são incentivadas a realizar atividades que envolvam sensibilidade e criatividade. Enquanto os meninos, a praticar atividades que envolvam lógica e força.

Esse raciocínio faz com que essas crianças, quando maiores, não desenvolvam ou não reconheçam em si alguns tipos de habilidades. Uma das áreas que as meninas historicamente são afastadas de qualquer contato é a de tecnologia e programação.

Tempo de mudança

Mas não é de hoje que elas buscam seus espaços: as mulheres estão cada vez mais presentes nos setores de tecnologia das empresas. A ciência, por sua vez, ajuda a desmistificar o pensamento de que eles são melhores do que elas no segmento.

Mas, à medida que vão ocupando esse novo lugar, muitas mulheres encontram formas de incentivar novas meninas a também seguirem por esse caminho. Esse é o caso de Linda Liukas, programadora, escritora e ilustradora de grande importância para a discussão de gênero no mundo da programação.

Livro escrito e ilustrado por programadora procura aproximar crianças da programação, conjunto de códigos que são como a comunicação dos computadores entre si e, também, entre máquina e homem (Foto: Reprodução)

A fim de mostrar para as crianças que viver de programação também é uma possibilidade, Linda escreveu o livro Olá, Ruby: uma aventura pela programação. Rubi é uma inteligente menina ruiva que deve cumprir algumas missões no decorrer da história.

Junto com pinguins, raposas e robôs e com a ajuda de um mapa incompleto, a criança deve coletar cinco cristais. Enquanto acompanha Rubi cumprindo sua missão, os leitores do livro aprendem conceitos básicos de programação.

O livro, que foi escrito em 2014, já foi traduzido para mais de 22 línguas, chegando ao Brasil apenas este ano. Ele foi impresso a partir de um financiamento coletivo na Kickstarter, plataforma online para esse fim.

Nas primeiras 3 horas e meia após a abertura do financiamento, a campanha arrecadou os 10 mil dólares que Linda planejava alcançar. Ao fim do período de coleta, havia conseguido 380 mil dólares.

No vídeo, Linda comenta sobre como pode ser uma gostosa experiência ensinar crianças sobre computadores.

Outros projetos

E as iniciativas da programadora não param por aí. O sucesso de seu livro fez com que Linda criasse um site para ajudar pais a estimular em suas crianças o gosto pela ciência.

No espaço, é possível encontrar uma grande variedade de jogos que, com ludicidade, faz com que os pais tenham mais facilidade em trabalhar assuntos científicos com seus filhos.

O livro de Linda já possui diversas versões que podem ser encontradas em 22 línguas diferentes (Foto: Reprodução)

Além de ajudar o ensino de crianças, Linda também criou uma rede para ensinar programação para mulheres. Com ela, chamada Rails Girls, a escritora viaja o mundo, já tendo ensinado milhares de mulheres um pouco das práticas de seu ofício.

No site do projeto, as organizadoras enfatizam que podem participar do evento mulheres de todas as idades e que não necessariamente precisam ter algum contato próximo com a área.

Em novembro deste ano, a empresa de Linda virá para o Brasil para mais uma de suas capacitações. A cidade escolhida para o evento foi Curitiba (PR) e você pode acompanhar novas informações sobre enquanto são divulgadas neste link.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui