A Festa das Nações já está chegando em sua 17º edição, carregada de muita cultura e comida gostosa para todos os paladares. 😛 Ela começa no dia 31 de agosto e vai até 22 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro e São José.

A Festa é realizada para promover a integração entre as pessoas, reunindo experiências gastronômicas de várias nacionalidades e muitas atividades para toda a família. Conta com a participação de voluntários comprometidos com a missão da festa, sendo reconhecida como um verdadeiro festival alimentício, com uma novidade diferente todo ano. No cardápio estão inclusas comidas típicas alemã, árabe, brasileira, italiana, japonesa e portuguesa.

Diferentes Culturas em Jundiaí  

Se tem algo que caracteriza a nossa maravilhosa Jundiaí é a grande diversidade cultural, fruto da variedade de imigrantes europeus e orientais. Os primeiros imigrantes que se instalaram por aqui foram os italianos, especificamente na região da Colônia, no Núcleo Barão de Jundiaí. Hoje, mais de 75% da população jundiaiense é descendente de imigrantes italianos, que constituem uma das maiores colônias em todo o Brasil.

Eles chegaram para realizar o trabalho agrícola, depois que acabara o trabalho escravo no país e pouco tempo depois chegaram mais europeus, como ingleses e espanhóis, fugindo dos horrores das guerras. As famílias italianas foram criando seus meios de sobrevivência, cultivando terras e muitos grupos conseguiram comprar pequenos lotes, montaram armazéns, começaram o cultivo de alguns alimentos, principalmente o milho, feijão, arroz, batata, legumes e frutas, especialmente as uvas, não é à toa que Jundiaí é a Terra da Uva!

Os imigrantes orientais também tiveram sua participação na cidade, principalmente os japoneses. Eles chegaram na cidade nas décadas de 20 e 30. E ainda pode se encontrar muitos descendentes pela cidade.

Bora resgatar um pouco dessas culturas da cidade, prestigiando a festa das nações?!

Serviço

17ª Festa das Nações
Local: Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro São José Matriz – Av. Moysés Raphael, 250 – Cidade Nova I
Data: 31 agosto a 22 de setembro 
Horário: Sábado – 18h às 23h / Domingo – 11h às 16h
Entrada: Gratuita

Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui