Giovani Brasil é músico violoncelista na Orquestra Sinfônica Jovem de Lins. Conseguiu superar as dificuldades do inicio da carreira e hoje consegue sobreviver da sua arte e encanta pessoas em todo interior paulista.

No solo Giovani está executando a música Quero Conhecer Jesus – Alessandro Vilas Boas

O inicio de tudo

Todos nós, desde crianças começamos a sonhar com nossa futura profissão. Talvez ser jogador de futebol seja a mais aclamada pelos meninos e médica veterinária seja a paixão das meninas.

A verdade é que o tempo passa e as experiências cotidianas direcionam para outras possibilidades e paixões. Motivações diferentes fazem com que o garoto sonhador em ser esportista se torne profissional em outra honrada atividade.

Mas há aqueles que, como o Giovani Brasil, veem a oportunidade de concretizarem o sonho infantil. Apaixonado por música desde sempre, Giovani encontrou no Projeto Guri em Lins a oportunidade de iniciar seus estudos ainda com 13 anos de idade.

Recorte de jornal local em que Giovani, ainda no inicio dos estudos se apresenta com outros alunos do projeto Guri

O apoio da família

Filho de Reginaldo, Policial Civil e Zuleica Brasil, cabelereira, recebeu deles importantes estímulos para o aprendizado.

Eles são a razão de eu ser o que sou hoje. Sempre estimularam os meus estudos e esforçaram para suprir tudo o que precisei; lembro-me que na aquisição do meu primeiro violoncelo, que não é barato, meus pais se esforçaram de muitas formas para conseguirem comprar o instrumento; sou muito grato a eles”, afirma Giovani.

Giovani Brasil se apresentando junto a Orquestra Sinfônica Jovem de Lins. Na imagem ele está posicionado no canto inferior direito. Reprodução: Internet

Os planos futuros

O jovem talento de 28 anos sonha alto. Apesar de estar quase concluindo os estudos no aclamado Conservatório Musical de Tatuí, o que o distingue positivamente, deseja cursar bacharelado em música.

A importância da música na comunidade

Vê também a importância do voluntariado para melhorias sociais:

Um dos meus sonhos é aplicar um projeto social para comunidade. Acredito que a música tem o poder transformador para a sociedade. Mas do que o som, ela promove melhorias na capacidade de concentração, foco e disciplina; todas as escolas deveriam ter a música como matéria elementar em sua grade“, afirma ele.

Para Giovani, a música não deve ser encarada como elemento de profissão apenas; por isso não existe o instrumento mais adequado. Qualquer instrumento agrega muito no avanço pessoal e interpessoal. Todos podem!

Os sonhos se realizando

Giovani Brasil já consegue manter-se financeiramente da música há 3 anos. Além de suas atividades nos projetos locais, faz apresentações em diversas cidades do interior de São Paulo em eventos musicais e sociais. Tem duas irmãs que também são musicistas.


Que inspirador a história do músico Giovani Brasil, não é mesmo? Você toca algum instrumento musical? Acredita ser importante a musica para a sociedade? Conte pra gente nos comentários.

5/5 - (1 vote)

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá boa tarde, me chamo Luigi Bruno Pavan, sou Rio Clarense, e violinista amigo pessoal do Giovani pois estudei em Tatuí no conservatório com ele, inclusive formamos um trio junto, de música de câmara, eu no violino, Felipe Zamian na viola e o Giovani no Cello, concordo plenamente com tudo que está escrito na história de vida do Giovani, menino muito esforçado, dedicado, talentoso. Não é atoa que chegou a esse nível, e digo mais, pela dedicação dele, amor a música, vai muito mais longe do que podemos imaginar…
    Obs: Parabéns por esse trabalho, divulgando música clássica no nosso interior paulista, que muito pouco reconhecida, aliás, no nosso Brasil essa classe, essa cultura musical, sempre foi muito defasada, e o trabalho de vocês ajuda a divulgar o nosso trabalho também, o qual estamos correndo atrás dos nossos sonhos.
    Deus abençoe vocês, fiquem com Deus.

    • Olá Luigi. Td bem com vc? Que bom ter sua participação. Tem razão. Ele tem recebido os resultados do seu esforço e também acreditamos que avançará muito mais. Continue nos acompanhando. Temos pessoas maravilhosas todos os dias por aqui. Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui