Você de Tatuí com certeza conhece o famoso Mercado Municipal. Um ótimo lugar pra passar com a família, e encontrar uma variedade imensa de opções para comprar. Desde roupas, até às melhores comidas. Mas você já parou pra pensar quem foram os primeiros comerciantes de lá? Nós conversamos com o Zuzinha, o comerciante mais antigo de mercadão de Tatuí.

Nome verdadeiro

Mesmo que seja conhecido em toda a cidade de Tatuí como Zuzinha, é claro que esse não é o seu nome verdadeiro. Antônio Marcos Camargo, nascido em casa de parteira, Zuzinha já está há mais de 30 anos no mercado municipal. E como surgiu esse apelido? O Zuzinha conta pra você.

“Comecei sendo feirante. Daí o meu pai se chamava Zuza. Sempre quando o pessoal os comprar feijão comigo eles diziam “Vou lá comprar o feijão do Zuzinha”. Com isso, eu prometi pra mim mesmo que quando tivesse um comércio colocaria o nome de Feijão do Zuzinha, e hoje eu consegui realizar isso”.

Antônio Marcos Camargo, o Zuzinha

Zuzinha e o comércio

Com dois filhos, Zuzinha foi trabalhar em uma empresa, mas depois de descobrir que ela estava falida, foi trabalhar com seu pai em São Paulo. Mas como a vida lá era muito difícil, seu pai o aconselhou a procurar um emprego em Tatuí.

Ganhando 200 reais por mês, e pagando 300 de aluguel, Zuzinha decidiu comer a fazer “feira”. Um episódio que na época foi difícil, mas hoje em dia Zuzinha conta de maneira cômica.

“Eu arrumei as melancias, pesei, tudo bonitinho. Marquei os pesos com giz. Depois de uns minutos começou a chover, apagou tudo o que eu tinha feito. ‘Fio do céu’, no começo eu apanhei muito!”

A relação com os clientes

Zuzinha diz que tem muitos clientes que só compram com ele. Para o Zuzinha, muitas vezes o comerciante se torna psicólogo, pelo fato de sempre ter clientes que gostam de conversar e desabafar sobre a vida.

Um pouco da história de Zuzinha em algumas imagens.

O Mercado Municipal

Que o mercado municipal é incrível, todos sabemos! Agora, o Zuzinha nos contou algo muito mais profundo. Ele disse que o Mercado Municipal é literalmente a mãe do comércio em Tatuí, por ter sido o primeiro da cidade. Para Zuzinha, as pessoas deveriam valorizar cada vez mais a maravilha de ter em sua cidade um lugar como o mercado municipal.

Mercado Municipal de Tatuí

O amor pela cidade de Tatuí é uma das coisas que trazem motivação pro Zuzinha estar lá durante tanto tempo, o comerciante diz que a cidade é tudo pra ele, e que nunca se esquece da fé, e de Deus.


Que a história do Zuzinha sirva de motivação para todos nós. E que cada dia mais o povo tatuiano “Pé vermeio” de verdade, ame cada vez mais a cultura, e a história da linda Tatuí, “Cidade Ternura”, terra querida onde vivemos!


E você, conhece o Zuzinha? Já conhecia a história do Zuzinha? Você costuma ir no mercado municipal? E quando vai, gosta de comprar com ele? Conte pra gente nos comentários!

E se você conhece alguma história como a de Zuzinha, e quer que seja mostrada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (4 votes)

8 COMENTÁRIOS

  1. Eu sempre morei aí em Tatuí nasci aí hoje moro em Piracicaba mais sempre vou a Tatuí fazer compras Zuzinha meu amigo de futebol grande goleiro me lembro dele jogando salao

    • Que legal Mauro. Além de Corinthiano, Zuzinha é um grande goleiro, então? Um abraço, continue nos acompanhando, sempre escrevemos histórias como a dele!

  2. Eu e minha família só compramos no Zuzinha. Eu moro aqui, e vim de Boituva a 40 anos. Desde que ele começou compro dele. Meus filhos de fora quando vem para cá também são fregueses. E’ uma figura inesquecível para quem o conhece. Parabéns Zuzinha, e vivao Coringão.

  3. Boa tarde galera.
    Meu nome é Geraldo, sou tatuiano pé vermeio e me orgulho disso. Moro em São Paulo há 26 anos e não esqueço minha terra natal. Conheço muito o Zuzinha, tive o prazer de ter a esposa dele (Solange) como colega de trabalho no Correio. É prazeroso ver notícias de Tatuí. Parabéns Zuzinha, Deus te abençoe juntamente com sua família abraços.

    • Zuzinha é sensacional! Obrigado por compartilhar sua experiência Geraldo, seja sempre muito bem vindo aqui na Cidade Ternura! Solutudodeom! 🙂

  4. Sim, quem não conhece o zuzinha??? Super educado,gentil,um amor de pessoa!! Eu e minha mãe só compramos tempero lá! Seus funcionários tbm, tudo gente boa,acho que pra trabalhar com ele o quesito é ser simpática kkkkkk, adorei conhecer a história dele!????????

  5. Boa noite, Zuzinha , nunca esquecerei meu primeiro patrão, e diga se de passagem que patrão gente boa , minha Eterna gratidão, trabalhei com ele pouco tempo mais o suficiente para tornarmos amigos de bons 24 anos mais ou menos, hoje trabalho em uma cidade vizinha, mais sempre que possível estou no mercadão municipal, inclusive comprando e claro no Zuzinha ! Um forte abraço muito sucesso e que Deus continue iluminando e abençoando sempre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui