“Tatuí cidade ternura, terra querida onde vivemos”.

Parte do hino de Tatuí. Realmente, é uma cidade muito querida! E você, cidadão Tatuiano “Pé vermeio” raiz, conhece muitas curiosidades sobre a cidade? Veja 10 curiosidades que separamos! 🤔

1. O homem mais tatuado do Brasil

Fernando Franco de Oliveira, conhecido como “Caveira” nasceu em Tatuí! Sim, ele tem 99% do seu corpo tatuado, e recebeu o reconhecimento de homem mais tatuado do Brasil. Além disso, ele tem um studio de tatuagem na cidade e faz um enorme sucesso!

Fernando Franco de Oliveira, o “Caveira”

2. Alienígenas em Tatuí?

Hamilton Santos, morador de Tatuí, é o personagem que conta a experiência. Ele que é Ufólogo, diz ter gravado mais de 300 aparições de supostos alienígenas em Tatuí. Para ele, os viajantes de outro planeta queria encontrar minérios na cidade. Curioso, né? 👽

Imagem de suposta nave espacial em Tatuí.

3. Libertação de escravos

Segundo registros históricos, Tatuí foi uma das primeiras cidades que libertou seus escravos, antes mesmo da Lei Áurea.

Antiga Igreja em Tatuí que leva o nome da “Santa dos escravos”.

4. O 1º gol feito por um brasileiro no exterior

Essa é pra quem curte futebol! O primeiro gol do Brasil no exterior foi marcado no dia 10 de agosto de 1913, em Buenos Aires, por intermédio de Juvenal de Campos Filho, conhecido por Naná, de Tatuí. ⚽

Juvenal de Campos Filho, o Naná.

5. Ayrton Senna e Tatuí

Ayrton Senna Tatuiano??? Calma, não! Porém o grande piloto foi considerado cidadão tatuiano. 🏁

Além de ter uma fazenda na região, onde sempre vinha para descansar, Senna tinha um carinho especial por Tatuí, além de sempre citar a cidade por onde ia. Como forma de homenagem, a cidade conta com uma praça com seu nome, onde há um busto em memória.

Ayrton Senna em Tatuí com Adriane Galisteu.

6. Grande jogador do Flamengo

Rodinei, jogador que tem sido importante para o time do Flamengo, é Tatuiano. Recentemente, foi aclamado pela torcida por jogada espetacular em jogo contra o Corinthians, que rendeu em gol de seu companheiro de equipe, Bruno Henrique.

Rodinei com a medalha de conquista da Libertadores de 2019.

7. Dono do Itaú é Tatuiano

Um dos donos do banco Itaú é Roberto Setúbal, que é neto de Paulo Setúbal, considerado por muitos da cidade como um ícone de Tatuí.

Roberto Setúbal.

8. Uma das melhores cidades para morar?

Sim! Tatuí se destaca como uma das cidades do país mais seguras para se viver.
O município se destacou no ano de 2021 com um desempenho acima da média em todos os indicadores de segurança pública do Ranking de Competitividade dos Municípios do CLP. 💜

9. Tatuiano na NFL (Futebol Americano)

Exatamente isso que você leu! Um jogador de futebol Tatuiano tinha um chute tão forte, que além de receber o apelido de “Coice de Mula”, foi chamado para ir jogar futebol americano pela NFL. Mas o jogador que fez muito sucesso pelo São Caetano, com gols e títulos importantes, recusou o convite. Esse é o Adhemar!

10. Dois mercados municipais

Calma, antes de se arrumar pra ir conhecer o segundo mercado, saiba que atualmente só tem 1 em Tatuí. Na história da cidade, já tiveram dois mercados municipais.

O primeiro foi construído e inaugurado em 1879, localizada na Rua 11 de agosto. O segundo é o atual, construído em 1914.

Mercado municipal de Tatuí.

Muito legal essas curiosidades de Tatuí, você já sabia de alguma delas? Conhece mais alguma? Conta aqui pra gente!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tatuí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br.

5/5 - (1 vote)

2 COMENTÁRIOS

  1. Vocês esqueceram de citar a Avenida das Mangueiras. É a única cidade que tem uma avenida só de mangueiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui