Contendo uma rica biodiversidade, o Parque do Paradão ainda guarda seus muitos tesouros e segredos, ali mesmo, plantados a plena vista.

Um destes tesouros é o jovem Pau-Brasil que se encontra na entrada do parque, recepcionando todos que buscam relaxar pelo tranquilo parque.

Parque do Paradão – Foto: Gabriel Thiago para a Solutudo

Mais que o Pau-Brasil

Porém, em uma breve caminhada acompanhando a pista de atletismo dentro do parque, você encontrará dezenas de tipos de árvores e flores silvestres que não são mais tão comuns no nosso dia a dia.

E uma destas árvores únicas do parque se esconde atrás do pavilhão dos banheiros do campo de futebol do parque. E ela carrega um símbolo de imponência.

Pavilhão dos banheiros no Parque do Paradão – Foto: Gabriel Thiago para a Solutudo

Símbolo Municipal

Por mais surpreendente que seja, muitos sequer percebem sua existência ali. Um jovem Ypê Amarelo, a árvore símbolo de Lençóis Paulista, plantada acompanhada de sua companheira, um Ypê Roxo.

Mas por que o Ypê Amarelo foi escolhido como árvore símbolo? A resposta é simples. Ela é a mais bela e mais comum árvore encontrada no cerrado, o bioma que é predominante em nossa cidade.

Flor de Ypê Amarelo em dia frio – Foto: Gabriel Thiago para a Solutudo

Mas é o único?

Não! Ele não é o único Ypê Amarelo em Lençóis! Na realidade, a árvore é muito comum por aqui e, provavelmente, existe um bem pertinho de você.

Ypê Amarelo – Foto: Gabriel Thiago para a Solutudo

E ainda existem muitas outras cores em nossa cidade, são elas: Roxo, Branco, Rosa e Verde que se espalham por toda cidade.

E no Parque do Paradão se encontram árvores das cores Roxo, Rosa e o Amarelo, sendo alguns deles tendo passado por replantio para desenvolverem-se melhor nas terras do parque, um solo muito fértil.

Outros dormem para florescer

Enquanto o amarelo já solta suas flores em períodos de primavera e o roxo abre suas belas pétalas, alguns grandes colossos se escondem entre as outras árvores: Os Ypês Rosas.

Passam despercebidos, pois eles entraram em um tipo de hibernação e agora parecem grandiosos troncos e galhos secos com poucas folhas e nenhuma flor, desde o dia mais frio da história de Lençóis.

O que acontece é que dentro de sua “casca seca” a árvore se mantém crescendo e regenerando-se lentamente e é, até mesmo, possível encontrar alguns brotos começando apontar em seus galhos.

Graças ao solo fértil toda árvore plantada no Parque do Paradão toma vida facilmente e cresce forte e bem alimentada. Logo poderemos ver os lindos Ypês Rosas florescendo com seus irmãos coloridos por todo o local.

Parque do Paradão e alguns de seus Ypês Coloridos – Foto: Gabriel Thiago para a Solutudo

Leia também: Surpreendente! Tesouro no Parque do Paradão é revelado em Lençóis Paulista

Leia também: Congelante: Descubra como foi o dia mais frio da história de Lençóis Paulista


Tem algum Ypê aí pertinho de você? Nos conte nos comentários!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ali embaixo, isso nos incentiva demais!

E se você conhece alguma história que merece ser contada aqui na Solutudo envie para sugestã[email protected]!

Ou

Fale com o autor!


Fique por dentro dos detalhes de Lençóis seguindo
as nossas redes sociais:

Clique aqui e siga o Instagram / Clique aqui e curta nosso Facebook!

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui