Após fazer um autoexame no chuveiro em fevereiro de 2015, Giani Moraes, cabeleireira e manicure, a barra-bonitense sentiu um nódulo no peito do tamanho de uma ervilha. Com a correria do dia a dia e a doença do pai, o tempo passou e só em outubro, com as campanhas do outubro rosa, Giani refez o autoexame e viu que o que era do tamanho de uma ervilha tinha se tornado do tamanho de uma azeitona. “Eu já estava com um câncer muito agressivo e ele estava com grau três. Em dezembro, fizemos a cirurgia e conseguimos tirar tudo, foi um sucesso”, conta Giani. 

Apesar de ser um sucesso, o tratamento pós-operatório precisava ser feito e foi um momento delicado na vida da Giani.    

“Foi muito difícil, no meu caso a quimioterapia foi a parte mais difícil. Foram quatro quimioterapias vermelhas e quatro quimios brancas, a vermelha atua em toda corrente sanguínea e a branca atua nos nervos e articulações. Eu tinha muita franqueza e vômito com a quimio vermelha e dor no corpo todo com a branca“, relembra.

Mas Giani, com a ajuda e amor da família, conseguiu passar pelo tratamento e ter força para vencer a doença. O que fica desta história, além de toda garra, força e superação de Giani, é a necessidade de realizar exames preventivos. Um diagnóstico precoce é algo essencial para iniciar um tratamento rapidamente, aumentando as chances de sucesso do tratamento e recuperação da doença, como foi o caso da Giani. 

Foto: Arquivo pessoal

Serviço

Para ajudar você nesta luta, a Carreta da Mamografia do Programa Mulheres de Peito do Estado de São Paulo estará atendendo a partir de amanhã, 17, até sábado, 28. As mulheres que desejam fazer os exames devem comparecer ao Centro Cultural Prof.ª Célia Stangherlin, na Avenida Pedro Ometto, 467. Confira os horários e informações necessárias para realizar os exames.

Foto: Prefeitura Municipal

Os atendimentos serão realizados por demanda espontânea (ordem de chegada), a saber:

50 mulheres por dia durante a semana que serão atendidas no horário das 08:00 às 17:00 horas

25 mulheres aos sábados que serão atendidas no horário das 08:00 às 12:00 horas.

As senhas serão entregues sempre às 08:00 horas da manhã.

Serão atendidas as mulheres pertencentes aos grupos abaixo:

Mulheres de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido do SUS, cartão SUS e RG.

Mulheres de 50 a 69 anos, que devem apresentar apenas RG e Cartão SUS.

Mulheres acima de 70 anos , devem estar munidas de pedido do SUS, cartão SUS e RG.

Se você ainda não possui um pedido do SUS procure por uma das Unidades de Saúde do Município durante o horário de expediente para retirada.


Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui