A Cidade do Livro também é a cidade das expressões únicas. E fala sério, com certeza você já escutou alguma destas e nunca reparou que no final só faz sentido aqui!

Ah! Caso tenha faltado alguma, deixe nos comentários, quem sabe não rola uma parte 2!

Vem conferir:

1 – “Vou descer na XV”

A principal rua do comércio lençoense se encontra numa parte baixa da cidade, afinal Lençóis Paulista possui uma geografia repleta de montes e vales. Como a maior parte dos bairros se localizam distantes do centro da cidade e igualmente em partes mais altas, logo se tornou comum dizer “Vamos descer até o centro da cidade”

E a frase logo se transformou em “Descer na XV”, colocando a rua principal como um sinônimo lençoense para o comércio!

 Já falou isso alguma vez? Conta para a gente!

Foto: Divulgação.

2 – “Subir no Núcleo”

Em contra partida com a frase anterior, existe outra tão famosa quanto. Afinal, quem nunca se pegou dizendo “Vou subir no Núcleo” para ir ao mercado, visitar amigos ou, até mesmo, ver algum jogo nos ginásios que ficam nas proximidades do bairro?

Partindo do mesmo princípio da anterior, o bairro Núcleo Habitacional Luis Zillo logo se tornou um ponto de referência e significado de bairros altos, ou seja, grandes subidas.

Encurtado apenas como “Núcleo”, foi logo adicionado ao dialeto popular e com ele a frase “Uma subida até o Núcleo” ou “Subir no Núcleo”, e uma outra menos comum “Cansa igual subir no Núcleo a pé!”

Já falou isso alguma vez? Nos conte nos comentários.

Igreja São Pedro e São Paulo localizada no Bairro Núcleo Habitacional Luis Zillo / Reprodução.

3 – “É longe, lá pro Senai”

Essa não precisa nem de longa explicações, não é mesmo?

A Escola Técnica Senai de Lençóis Paulista tem suas instalações no ponto mais extremo da cidade, quase dentro do distrito industrial, o que logo transformou uma ida até lá e a região como sinônimos de longas distancias.

Já foi “lá pro SENAI andando?” Conta para nós nos comentários!

Foto: Divulgação.

4 – “Rolê na Avenida”

Muitos anos se passaram desde que as leis de proibição de estacionamento e de som automotivo barraram o famoso “Rolê na Avenida” de ser realizado. Porém, a frase ficará na nossa mente por muito tempo ainda.

Para os mais jovens, que não sabem o que era, na conhecida Avenida Padre Salústio Rodrigues Machado, a principal via de acesso da cidade, centenas de jovens se encontravam durante os fins de semana para ouvir música e se divertir.

Hoje, não existe um lugar certo para os encontros, porém ficou comum também a frase “Praça da Zank”, nome de uma antiga chopperia da cidade que não existe mais.

Era um movimento tão icônico que até mesmo festas de Revéllion eram realizadas na Avenida, nas calçadas próximas ao Fórum e ao Clube Marimbondo.

Tem alguma memória ali? Conta para gente nos comentários!

Foto: Divulgação.

5 – “Alugar uma Barraca” ou “Barracada”

Quem é de fora de Lençóis Paulista certamente ficará confuso ao ouvir algum morador dizer esta frase. E por mais simples que ela seja, sempre causa confusão e logo somos perguntados: “Vai ter acampamento?”.

Porém, de nada tem a ver com atividades de camping. “Alugar uma Barraca” ou “Barracada” são expressões para lugares alugados para realização de festas com piscina e áreas de lazer, dentro ou fora do perímetro urbano. Em outras cidades da região, o termo se modifica para “Chácara” e “Edícula”

E você que não é de Lençóis Paulista, como vocês chamam isso por aí? Deixe nos comentários!

Foto: Divulgação.

E você, já disse tudo isso? Ou apenas alguma frase ou outra?

Conte para a gente nos comentários!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ali embaixo, isso nos incentiva demais!

E se você conhece alguma história que merece ser contada aqui na Solutudo envie para sugestã[email protected]!

Ou

Fale com o autor!


Fique por dentro dos detalhes de Lençóis seguindo
as nossas redes sociais:

Clique aqui e siga o Instagram / Clique aqui e curta nosso Facebook!

#solutudodebom!

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui