Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.


Nada melhor do que um banho quentinho para relaxar, não é mesmo?  Mas você sabia que o chuveiro elétrico foi invenção de um jauense? 🚿

O inventor

Francisco Canhos, apelidado carinhosamente de Chico, nasceu em Jaú no dia 19 de outubro de 1914. Logo na infância, despertou interesse nos aparelhos eletrônicos, e quando jovem fez seu primeiro curso de eletricista. O seu primeiro invento foi um presépio articulado!

O chuveiro elétrico

Chico criou o primeiro chuveiro no ano de 1927. Feito de maneira artesanal, ele os vendia de porta em porta, aos arredores da cidade. Em 1943, fundou sua primeira fábrica, localizada no bairro Santo Antônio, que foi o mesmo bairro em que seu pai tinha uma padaria.

Com o crescimento da fábrica ele patenteou a invenção, porém, em 1953 seu procurador deixou de pagar pelos direitos e 7 anos depois a famosa fabricante Lorenzzeti adquiriu a patente. A marca italiana aperfeiçoou o invento e hoje é uma das maiores em vendas de chuveiro em todo o mundo.

Legado

A Eletrometalúrgica Jauense começou no quarto de Chico e se tornou uma das maiores fábricas de Jaú. Em 1997, seu bisneto Nelson Francisco a transferiu para São José do Rio Preto. A filha de Chico, Maria do Carmo Canhos Navarro, contou que seu pai chegou a registrar mais de 200 patentes como torradeiras, ventiladores e cafeteiras, mas o maior legado deixando em vida, é o chuveiro elétrico!

E você, imaginava que era uma invenção de um jauense?


Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui