Jaú tem muita história para contar e causa muito orgulho para toda a população! Dessa vez, a comemoração se dá por conta do título destinado à Escola Estadual Major Prado, como parte do patrimônio cultural de Jaú e dentro da lista de escolas centenárias do estado de São Paulo. 👏

Conheça mais sobre a história da escola:

A escola foi criada em 30 de agosto de 1914, tendo a aula inaugural em 15 de setembro do mesmo ano. Foi construída por Vicente Prado (deputado da época). O nome da escola homenageia Francisco de Paula Almeida Prado, que era político e fazendeiro, sendo um dos primeiros “Almeida Prado” a chegar em Jaú. O prédio foi construído em 1910 com excelente infraestrutura, com 20 salas e 2 pavimentos.

Você sabia?

Segundo a FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, a escola atende alunos de toda a cidade, incluindo zona urbana e rural. Neste ano, a estimativa é que a escola tenha aproximadamente 420 alunos, sendo 280 dos anos finais do Ensino Fundamental e 140 do Ensino Médio. A unidade também conta com o Centro de Estudos de Línguas e desde 2021 passou a fazer parte do Programa de Ensino Integral.

Curiosidades e mitos que se formaram ao longo dos anos:

Se você é um(a) jauense nato, certamente já ouviu falar sobre o mito da escola Major Prado. Diz a lenda que antes de ser uma escola, o prédio era um cemitério indígena. No entanto, os registros históricos contam que de fato era um cemitério, porém, tratava-se apenas do primeiro cemitério municipal. Mas não há motivos para temer, afinal, já são mais de 100 anos promovendo conhecimento e aprendizado no local.

Certamente você conhece alguém que estuda ou já estudou na Major Prado!

Por ser uma escola localizada no centro de Jaú com fácil locomoção para outros bairros, a instituição sempre foi repleta de alunos e com turmas cheias. Isso fez com que muitas pessoas estudassem no local, incluindo figuras públicas, políticos, médicos e cientistas. Se caso você for um aluno atualmente, tenha a certeza de que seu futuro também pode ser brilhante, principalmente tendo um ensino qualificado e intensivo como o que é oferecido na escola.

E você, tem alguma boa lembrança de quando estudava na Major Prado? Conhece alguma história inspiradora protagonizada na escola? Compartilhe sua história conosco e quem sabe ela apareça por aqui. 💜

Leia também: Você conhece a famosa lenda urbana sobre a Escola Major Prado?

____________________________

Ficamos felizes por você ter lido até aqui! 🙂
A nossa missão é te ajudar a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Jaú? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

E se você conhece alguma história de Jaú e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou fale direto com a autora.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui