A Flamboyant é considerada uma das árvores mais bonitas do mundo, sendo apelidada com nomes de árvore-flamejante e flor-do-paraíso. Em Jaú, temos até um condomínio batizado com o seu nome. Saiba mais sobre esta árvore e onde encontrá-la em nossa cidade.

Exemplo de Flamboyant

A ÁRVORE

A Flamboyant é originária da costa leste da África, muito encontrada na ilha de Madagascar. Foi trazida ao Brasil no reinado de Dom João VI e graças ao clima tropical de nosso país, rapidamente, se adaptou e se popularizou. Está plantada, principalmente, em praças e avenidas.

Seu nome tem origem francesa que significa flamejante. Suas cores variam entre o vermelho e o laranja dependendo da estação do ano. Seu tamanho pode chegar a 15 metros de altura e não é recomendado plantá-las em calçadas por conta de suas raízes grandes, grossas e fortes.

ONDE ENCONTRÁ-LAS?

Em Jaú, podemos encontrá-las em várias partes da cidade e é um espetáculo a parte. A Avenida João de Moraes Prado Filho é um destes lugares, considerada uma das mais lindas da cidade, a avenida que fica no bairro Jardim Continental, conta com 45 árvores, sendo 25 delas Flamboyants.

Avenida João de Moraes Prado Filho. Foto: Deivide Turolla

Chamada de Rota dos Flamboyants, há uma fazenda particular na área rural de Jaú com aproximadamente 30 árvores da espécie. São localizadas na margem da estrada da fazenda e quando suas flores caem formam um belíssimo tapete vermelho de encher os olhos.

Área rural de Jaú. Fotos: José Góis

Não é à toa que o Flamboyant é considerada uma das árvores mais lindas do mundo, sua beleza é deslumbrante. Conta pra a gente quais outros pontos de Jaú você já viu uma árvore desta tipologia?

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui