Este conteúdo é o oferecimento Univem Garça, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias em Garça.

Você, garcense, conhece todas as curiosidades e histórias da sua cidade? Talvez sejam muitas, talvez seja complicado conhecer todos os detalhes de sua cidade natal. São lendas, mitos, conhecimentos… Muitas pérolas cercam e marcam uma cidade.

Algo que marca muito a história de Garça, é a cultura japonesa. O evento, festa das Cerejeiras, sempre foi o destaque principal da cidade. Portanto, listamos 7 curiosidades que provam que Garça guarda muitos e muitos mistérios!

A origem do nome da cidade

Antes da cidade ser batizada como ”Garça”, o munícipio teve como primeiro nome, ”Incas”. Em seguida, o nome ”Italina”, também foi dado para a cidade e só então, ”Garça” foi escolhido. O nome surgiu de inspiração do Rio Ribeirão de Garça, que também ganhou esse nome devido as aves que visitavam o local.

Foto: Reprodução

Garça já teve 3 cinemas

No ano de 1929, o primeiro cinema de Garça foi inaugurado no dia 7 de Abril por Miguel Mônico. O Cinema Garça levou apenas 45 dias para ser construído. Com a capacidade para 200 pessoas.

Foto: Memória Garcense

Com a repercussão do Cinema Garça, Miguel decidiu construir o Cine Theatro Garça, no dia 22 de Dezembro de 1932. Sendo um pouco maior, o cinema tinha capacidade para 600 pessoas.

Foto: Memória Garcense

Em Janeiro de 1952, foi inaugurado o terceiro cinema da cidade. O Cine São Miguel foi o maior da cidade, acomodando 1.600 pessoas. Sendo um dos maiores cinemas da região, atraindo turistas com filas enormes.

Foto: Memória Garcense

A caça ao Lobisomem

A população garcense já presenciou diversas histórias, mas no ano de 1991, a população presenciou uma história desafiadora: havia um lobisomem vagando pelas ruas da cidade. Quatro vigias da prefeitura, alegaram que presenciaram a criatura perambulando pela cidade. A história ganhou uma notícia publicada pelo Jornal ”Folha de Garça”. Na época, ofereciam R$100 mil para quem achasse a criatura.

Foto: Memória Garcense

É de Garça, uma das maiores indústrias de massas do estado

Criada por dois irmãos de descendência italiana, Garça foi o munícipio escolhido pela família Zancope, para a construção da fábrica. A empresa possui laboratório próprio, onde trabalha pelo aperfeiçoamento constante do produto, além de usar um sistema de abastecimento que visa o reaproveitamento da água usada durante a produção. Massas Paulista possui um amplo programa de redução dos resíduos da fábrica, além da parceria, desde 2015, junto ao Ecooar, demonstrando respeito às novas gerações, participando ativamente da restauração das florestas.

Geada Negra

Garça foi atingida por uma geada nunca vista antes. A temperatura caiu e ficou cerca de 1,5° e atingiu 90% das plantações de café, causando uma destruição total. O fenômeno ocorreu dia 18 de Julho de 1975, ganhando o nome de ”Geada Negra”, pois todas as plantações amanheceram escuras, como se tivessem sido queimadas.

Foto: Memória Garcense

Garça X Austrália

Em uma guerra na Austrália, de 10 mil soldados fortemente armados contra 20 mil emus, quem você acha que ganha? Se você respondeu ”os soldados”, você errou! Mas você deve estar se perguntando o quê Garça tem a ver com isso. Algumas dessas aves sobreviventes se encontram no Campus da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, na cidade de Garça. Fizemos uma matéria contando toda a história dessa guerra inusitada, você pode conferir em nosso portal de conteúdo.

Um dos nomes marcantes do Futebol nasceu em Garça

Quando o assunto é goleiro, ele se destaca perfeitamente! O jogador atuou em 3 copas do Mundo defendendo o país, e se destacou pelo mundo todo, conquistando diversos fãs e diversos garcenses. Infelizmente, o grande jogador não se encontra mais conosco, o ídolo nos deixou no ano de 2017. O grande, Waldir Peres, jogou em diversos times, como: Ponte Preta, São Paulo, America do Rio, Guarani, Corinthians, Portuguesa e Santa Cruz. 

E você, garcense, sabe outra curiosidade sobre a cidade de Garça? Conta pra gente! 🙂

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Este conteúdo é o oferecimento Univem Garça, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias em Garça.

5/5 - (1 vote)

1 COMENTÁRIO

  1. Meu pai ,ja falecido , nasceu aqui , ele nos contava que quando moço, para entrar no cinema , tinha que estar de TERNO !!! Quem mais sabia disso ???

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui