Este conteúdo é o oferecimento Univem Garça, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias em Garça.

Você já ouviu falar dos emus? Não aqueles que andam de preto e que usam cabelos grandes… As aves emus, conhece? Os emus são a segunda maior ave do planeta, mas você deve estar se perguntando, ”o que Garça tem a ver com uma guerra da Austrália?”

A guerra

No ano de 1929, a Austrália enfrentou diversos problemas com a economia, entre eles, uma tremenda crise que gerou diversos desempregos. Uma única solução foi a plantação de trigo nas fazendas para gerar dinheiro e terras, para mais de 5 mil homens recomeçarem suas vidas. Diante disso, o que chocou a população, foi a aparição de 20 mil emus que chegou a região para obter alimentos.

O que não esperavam é que os emus iriam devastar as plantações e que o prejuízo iria aumentar. Sendo assim, O Ministro da Defesa, George Pearce, iniciou seu plano para acabar com as aves. A ideia era: enviar tropas armadas para dar um fim nas aves comilonas. E o final dessa história, você imagina?

10 mil soldados fortemente armados contra 20 mil aves, e o resultado é fácil de se imaginar, né? Pois bem, os emus venceram essa! Ninguém poderia imaginar a inteligência das aves e suas estratégias. Os caminhões enviados para ajudar os soldados, eram lentos demais e não conseguiam alcançar o ritmo das aves. Ao todo, de 20 mil emus, apenas 12 foram abatidos. Mesmo feridos, os emus conseguiam fugir e correr a 40 quilômetros por hora.

O Presidente da Austrália reconheceu a derrota e alegou como um dos maiores vexames visto naquela época. E novamente, o que Garça tem a ver com tudo isso? Algumas dessas aves estão presentes no Campus da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, aqui da cidade. Os alunos do curso Medicina Veterinária e Engenharia Florestal usam os animais para aulas de manejo de animais silvestres.

Mas e vocês garcenses, já visitaram essas aves vitoriosas? Conta pra gente! 🙂


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Este conteúdo é o oferecimento Univem Garça, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias em Garça.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui