Que muita gente importante nasceu aqui, na Terra dos Bons Ares, todo mundo sabe. Mas tem um personagem que leva o nome da nossa cidade até hoje.

Já ouviu falar sobre o cientista e herpetólogo Werner Bokermann? Pois é, ele nasceu em 1929, aqui em Botucatu. Filho de pais alemães, Bokermann ainda criança, começou a ter uma grande admiração pelos animais, e se lançou na observação e na coleta de diversos grupos de animais que encontrava no seu quintal.

  Quando adolescente, começou a trabalhar como faxineiro no Museu de Zoologia da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, hoje Museu de Zoologia da USP. Após o horário de trabalho, ele aproveitava para contemplar o acervo do museu e aprender mais sobre as coleções.

  Aos 20 anos de idade, o rapaz já acompanhava a equipe do museu em expedições científicas. Mais tarde, Werner assumiu a responsabilidade de organizar a coleção de anfíbios das exposições. Foi aí que sua paixão pelos vertebrados começou. Foram centenas de descobertas, em expedições, ele descobriu 68 novas espécies de anfíbios e 43 de coleópteros. Werner Bokermann, foi um incansável estudioso auto-didata, que contribuiu de forma imensurável para a zoologia.

Cientista e herpetólogo Werner Bokermann

Após algum tempo, conseguiu se formar em Ciências Biológicas na Faculdade Farias Brito de Guarulhos. Fez o Doutorado na área de Zoologia no Instituto de Biociência da Universidade de São Paulo, onde tornou-se chefe, em 1984, do setor de aves da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. O cientista faleceu em 1995, deixando um legado de exemplo, para os que se dedicam com amor, ao trabalho de pesquisa a fauna brasileira.

Há 13 espécies de anfíbios anuros descritas com seu nome, como forma de homenagem, mostrando a sua importância no mundo científico.

Além das descobertas, Bokermann teve inúmeras coleções com mais de 60 mil espécies, que estão hoje depositadas no Museu de Zoologia do Estado de São Paulo.

Werner Bokermann, teve uma enorme importância para a herpetologia tanto nacional quanto internacional.

Alguns anfíbios descobertos pelo cientista Werner Bokermann:


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (8 votes)

4 COMENTÁRIOS

  1. Caros Colegas

    ótima iniciativa..é muito podermos lembrar que existem muitas pessoas que se dedicaram a pesquisa e ao conhecimento sobre a nossa rica biodiversidade. Estamos finalizando a biografia completa de Werner , em breve todos poderam conhecer um pouco mais sobre a sua vida e obra.
    Se puder gostaria de saber como surgiu a ideia de fazer essa matéria.
    Parabéns
    Marcelo Bokermann (filho de Werner C.A Bokermann)

    • Olá Marcelo, a ideia surgiu após o conhecimento sobre a pesquisa de Werner.
      Ele foi um incansável estudioso, e temos muito orgulho por ele ser botucatuense.
      Aguardo seu contato e estou interessada em ler a biografia completa.
      Bianca Camargo

  2. Muito boa lembrança. As pessoas que se tornaram pesquisadores devem sempre ser lembradas com amor, carinho e respeito pelas suas colaborações científicas para a ciência e o mundo.

  3. Wernão era monstro!!!
    Em vida, talvez tenha sido a maior referência em anuros e pássaros em geral de sua época!
    Abração ao Marcelo e Sérgio!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui