Alunos do quarto ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino participam todas as quartas-feiras, de palestras e orientações sobre trânsito no Centro Vivencial de Trânsito “Eng. Sérgio Gonçalves”. Nas dependências do Departamento de Engenharia de Tráfego (Semutran) de Botucatu, elas aprendem a se relacionar com o trânsito.

As aulas diferenciadas de aproximadamente uma hora ocorrem sob orientação dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), Nóbrega e Jayme. Aliás, eles propõem aos alunos aprender orientações de comportamento no trânsito como pedestres. Certamente, dessa forma se tornam multiplicadores de informações levando parte do aprendizado até seus familiares.

“Procuramos passar aos alunos a importância de estar sempre atentos ao trânsito como pedestres, passageiros ou ciclistas. A princípio o aluno que aprende, consegue repassar os ensinamentos a amigos, pai, mãe e irmãos. Dessa maneira forma uma rede maior de difusão das orientações”, explica o GCM Nóbrega.

No Centro, os alunos participam de uma simulação de vivência no trânsito percorrendo um circuito, com bicicletas. E inegavelmente que aprendem a se relacionar com o trânsito de forma melhor.

O percurso é totalmente adaptado para receber os pequenos. Portanto, nesse ambiente são orientados quanto a travessia sobre a faixa de segurança, significado do semáforo, importância do agente de trânsito.

Além de descobrirem detalhes sobre fiscalização, uso do cinto de segurança e até mesmo confecção das placas de sinalização.

As atividades com os alunos na Escolinha de Trânsito são agendadas pela Secretaria Municipal de Educação e têm agenda até o dia 4 de dezembro. 

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui