Em 2012 Layon enfrentava muitos problemas. Então, dependente de bebida alcoólica e drogas ele se afastou da família, perdeu os amigos e dormiu na rua várias vezes, até encontrar uma assistente social que o levou à Comunidade Terapêutica Ceifeiros da Última Hora. Um sítio localizado no final da rua nove no Jardim Monte Mor, lá o jovem teve contato com evangelho cristão e, segundo suas palavras, “pela graça de Deus” foi liberto das drogas. Hoje, Layon tem 31 anos, é profissional autônomo no ramo da reciclagem. Faz seu trabalho passando pela cidade com sua pequena camionete com um megafone, nela ele recolhe óleos velhos, objetos recicláveis e sucatas. Leva tudo para o sítio e lá dentro Layon e, seus irmãos na fé, separam os itens para garantir o sustento da comunidade terapêutica.

“Deus me deu o chamado para trabalhar recolhendo objetos recicláveis pelas ruas e, assim, ajudar a casa. Eu perguntei se podia pegar a minha camionete e colocar um megafone em cima para chamar a atenção das pessoas e eles deixaram.”

Comunidade Terapêutica Ceifeiros da Última Hora

Projeto de recuperação de pessoas dependentes de substâncias psicoativas iniciado em Pardinho no ano de 2002. Em Botucatu a comunidade terapêutica na chácara do Jardim Monte Mor existe há sete anos. Antônio Marquezine, presidente do projeto, começou recolhendo homens em situação de rua na sua própria casa em 2002, buscando ajudar como podia.

“Muitas vezes eles chegam com uma carência enorme, sem documentos, só com a roupa do corpo.”

A partir de 2012 a comunidade terapêutica se estabeleceu em Botucatu sob a direção do pastor Jaime Miguel Xavier da Igreja Ceifeiros da Última Hora. O trabalho desenvolvido consiste em acolher homens em situação de rua, dando todo suporte necessário, cuidando da saúde e espiritualidade com a realização de três cultos semanais para elevar a moral e autoestima.

A organização da casa se dá pela presença do Marquezine, o suporte da secretaria da igreja e dois monitores que também são alunos em processo de recuperação. Adolfo é um deles, grato a Deus pela nova chance de reconstruir a sua vida ele fez questão de falar a sua história, se arrepende de ter se envolvido com bebidas e drogas, mas admite que o quê fez foi porque entrou em uma terrível depressão.

“Eu cheguei a morar na “cracolândia” em Ribeirão Preto, passei por várias cidades vivendo nas ruas, fiquei noventa dias sem tomar banho, era sempre enxotado dos lugares, perdi tudo: a saúde (emagreci 45kg), o trabalho, a família, os amigos. Mas hoje pela graça de Deus estou liberto e reconstruindo a vida”

Os alunos

Atualmente o projeto conta com 20 homens sendo atendidos, em idade que varia em média de trinta a 50 anos. Todos os dias eles se envolvem em tarefas cotidianas, desde a limpeza da casa com 5 quartos com beliches, uma sala principal (sala de culto), cozinha, refeitório, almoxarifado e lavanderia.

Parte do tratamento inclui a laborterapia, o sítio tem um espaço amplo onde é possível criar animais, tratar esterco para adubar a terra, trabalhar na horta produzindo verduras para a própria alimentação e sustento da casa. Cedido pela Prefeitura, existe um espaço para o depósito de materiais em desuso e objetos recicláveis recolhidos pela cidade, nele os homens separam tudo o que é possível recuperar e o que não pode ser recuperado é levado ao aterro sanitário. Dessa maneira os homens “Reciclam a Cuesta” e suas próprias vidas.

Como você pode ajudar?

A comunidade terapêutica Ceifeiros da Última Hora aceita doações e visitas todos os dias da semana.

Cultos de adoração a Deus

Segunda, quarta e sexta a partir das 19h às 21h.

Doações

Ceda o seu tempo para ouvir e conversar, ofereça um sorriso ou um abraço.

Cesta básica de alimentos

Roupas e sapatos masculinos

Produtos de limpeza

Produtos de higiene pessoal

Endereço: Rua Leonilda Varoli Facunti, 37 – Jd. Monte Mor, Botucatu/SP.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui