Em meio às discussões de como descartar corretamente o nosso lixo e de como podemos salvar o planeta com alguma atitude, a artista plástica Mônica Turato encontrou uma maneira criativa e artística de contribuir com a sua parte.

A artista viu na reutilização de materiais descartados na construção civil e no lixo doméstico a possibilidade de criar peças de brinquedos, chamados carinhosamente de “Robôs Adoráveis”.

Personagens

O objetivo de seu projeto é, além da sustentabilidade com o combate a poluição de resíduos sólidos, a inspiração de pessoas a entenderem o impacto do lixo que produzem.

“Passei a guardar tudo que via pela frente: separador de ferro, pedaço de madeira de telhado, mangueira, serra, ferro, pregos, mangueiras de água, entre outros”, explica Mônica, autora do projeto, sobre os materiais usados. (Créditos: Reprodução/Instagram)

Do incômodo a ação

Há quase três anos, quando a ideia do projeto começou a surgir, Mônica via que muitas peças da construção civil não eram reaproveitadas e que suas utilidades ainda não haviam chegado ao fim.

E, após o compartilhamento da criação do primeiro “robô” em outubro de 2018 e a repercussão de sua atitude, Mônica deu início ao projeto de sustentabilidade dos “Robôs”.


Os materiais eram recolhidos e armazenados dentro de um contêiner. E toda a produção artística era dividida entre ela e o marido, engenheiro civil.(Créditos: Reprodução/Instagram)

“Logo na primeira postagem nas redes sociais as pessoas enlouqueceram e passaram a mandar mensagens e fui fazendo um atrás do outro. Alguns ganharam até nome”, descontrai Mônica, ao explicar do começo das atividades.

Conscientização

Após o sucesso na participação de uma exposição de suas obras na Casa Linhares, de Balneário Camboriú, em fevereiro de 2019, o trabalho passou a compor o projeto Educação Ambiental, que visita as escolas com exposição e palestras sobre conscientização ambiental.

Projetos como o da Mônica, nos mostram como a ação de um, pode impactar o todo. Vamos juntos replicar a ideia!

Fontes: Razões para Acreditar; Portal de Educação Ambiental; Assessoria.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui