Com o tempo e os efeitos positivos da campanha de vacinação contra o coronavírus, diversas atividades e locais da cidade estão passando por um processo de retorno gradual. A flexibilização das regras do Plano São Paulo com relação à quarentena neste mês de agosto fez com que a Prefeitura estabelecesse novos critérios para os espaços culturais em Bauru.

Dessa forma, alguns programas voltaram a ser possíveis! Claro que com muito cuidado e seguindo os protocolos sanitários. Uma das medidas adotadas pela administração municipal nesse sentido é o sistema de agendamento das visitas com o objetivo de evitar aglomerações e organizar os atendimentos.

Quer saber como estão funcionando as atividades e os eventos nos espaços culturais em Bauru? Nós explicamos!

Pinacoteca e Galeria Municipal

Ambos os espaços estão recebendo exposições que podem ser visitadas presencialmente!

A Pinacoteca Municipal recebe, na Casa Ponce Paz, as obras de “Percursos da Arte Brasileira”, com artistas como Dinda, Elena Greiner, Frei Pedro Pinheiro, Irmãos Ponce Paz, Teco Costa e Terê Machado. Para agendar a visita, é necessário preencher o formulário.

Já a Galeria Municipal Angelina Messenberg disponibiliza para o público a exposição “Horizontes Internos”, com temática envolvendo urbanidade e memória. As obras são das fotógrafas Marcia Gadioli, Rosa Esteves e Vera Albuquerque. O texto curatorial é de Vera d’Horta. O agendamento também está disponível no formulário, que deve ser preenchido online.

Companhia Estável de Dança, Ensino às Artes, Orquestra Sinfônica Municipal e Banda Sinfônica Municipal

A Companhia Estável de Dança retomou as atividades presenciais em aulas individuais e em dupla. Já as aulas em grupo, segundo a Prefeitura, retornam gradualmente a partir deste mês de agosto, com atividades de segunda a sexta, das 14h às 17h.

A Banda e a Orquestra, que mantiveram as aulas online, tem a previsão de retorno também para este mês.

Já a Divisão de Ensino às Artes, com cursos como violão, leitura musical e flauta doce, ainda não tem uma data estabelecida para abertura de novas turmas presenciais.

Espaços culturais em Bauru: Bande e Orquestra
Banda e a Orquestra Sinfônica de Bauru inauguraram nova sede em dezembro de 2020, na rua Saint Martin, 15-41, no Centro (Foto: Divulgação/ Ricardo Missão)

Teatro Municipal

De acordo com a Prefeitura, o Teatro está liberado somente para lives e gravações com no máximo 15 pessoas. Dessa forma, ainda não há a definição do retorno do público em atividades presenciais.

Espaços culturais em Bauru: Teatro Municipal
Teatro Municipal de Bauru (Foto: Divulgação)

Museus: Municipal e Ferroviário 

Os espaços culturais estão passando por processos de melhoria. Com isso, as visitas presenciais ainda não retornaram.

Conforme as informações da Prefeitura, a readequação da parte elétrica da área expositiva do Museu Ferroviário Regional de Bauru é necessária para a nova exposição, totalmente reformulada e com recursos tecnológicos interativos e acessíveis. “A nova exposição contará com painéis interativos, simulador de passeio de Maria Fumaça, sonorização ambiente e muito mais”, diz a nota da administração municipal.

Nesse sentido, entre os recursos online do Museu está a visita virtual.

Já o Museu Histórico, que foi contemplado pelo edital do Fundo de interesses difusos (FID) da Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, será restaurado e receberá uma exposição dinâmica, com recursos tecnológicos e acessibilidade.

Espaços culturais em Bauru: Museu
Foto: Érika Alfaro

Biblioteca

Por fim, a previsão para a Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu é de obras no mês de agosto.

Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu: Espaços culturais em Bauru
Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu (Foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo sobre os espaços culturais em Bauru? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui