Para quem gosta de decoração e pensa em todos os detalhes para deixar a casa no clima da festa, especialmente no momento da ceia, uma mesa posta pode ser o toque que estava faltando!

Pode até parecer difícil montar a mesa de Natal, reunir os elementos, combinar as cores e posicionar os itens, mas com as dicas da bauruense Roseli Santana, designer de moda, costureira e professora de corte e costura da Escola Moldare, vai ficar muito mais simples!

Decoração de montagem da mesa de Natal

O primeiro passo é escolher as cores que vão guiar a decoração.

Roseli observa que, para isso, é interessante pensar no significado e na mensagem que cada cor transmite. “O vermelho é quente e estimulante, um símbolo dos encontros que marcam essa época do ano. Outra cor tradicional é o verde, que representa esperança, já o branco remete a alegria, paz, pureza e união. Os metalizados, dourado e prateado, lembram a luz solar e o brilho das estrelas, luzes que nos guiam e nos dão sabedoria”, avalia a designer de moda.

Assim, a profissional dá exemplos de combinação: se o fundo vermelho for o escolhido, as taças verdes ficam muito legais. Se for o contrário, um fundo verde com as bordas vermelhas no trilho, as taças vermelhas harmonizam muito bem”.

Escolheu as cores? Então, a próxima dica é selecionar os elementos para a composição da mesa. A professora da Escola Modalre sugere uma possibilidade para a mesa posta: trabalhar com trilho de mesa com canto mitrado (aquele que possui uma espécie de moldura ao redor); jogo americano ou sousplast; porta-talheres; e um lindo guardanapo com anel decorado.

“Essa mesa posta, além de linda, tem um baixo custo. Com cerca de 60 reais dá para fazer tudo! E fica personalizada com a sua identidade, porque a decoração é bem pessoal. Tem quem adore Papai Noel, tem que prefira as renas ou os sinos natalinos. Então, é uma inspiração!”, destaca Roseli.

  • Roseli também ressalta as diversas alternativas de itens que podem compor a mesa e qual a função de cada um. Confira o esquema:
Esquema de funções de cada item de uma mesa posta. Trilho de mesa, guardanapo, porta-talheres e pratos. Mesa posta para o Natal; Como montar a mesa de Natal? Designer de moda bauruense ensina
Foto: Escola Moldare

Outra ideia da designer de moda é compor a mesa utilizando jogo americano vermelho, sousplat estampado com temas que lembram o Natal e guardanapo com anel de árvore. Para complementar, personagens natalinos dão um toque especial!

Além disso, Roseli destaca que é possível fazer em casa alguns dos elementos da mesa, como o sousplat e sua capa. Quer aprender?

Passo a passo para fazer uma capa de sousplat

Confira o vídeo elaborado pela Roseli da Escola Moldare!

Mais inspirações

Quer inspiração de mesa de Natal? Nós selecionamos para você!

Gostou das dicas? Compartilha com seus amigos e familiares!

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo sobre decoração da mesa de Natal? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui