Amor, esperança, união, harmonia, renovação e paz são sentimentos relacionados às festividades de fim de ano, especialmente às celebrações natalinas. Por isso, existem muitas pessoas que adoram decoração de Natal: com todos os enfeites, as cores e as luzes, os ambientes de casa ou do trabalho podem entrar no clima dessa data contagiante.

Mas nós sabemos que nem sempre é possível investir em peças novas para obter esse efeito. Diante desse cenário, a Solutudo Bauru convidou Zuleide Fernandes, que é designer formada pela Unesp Bauru, pós-graduanda em design de interiores e empresária do ramo de decoração, para dar dicas de como decorar ambientes com temas natalinos gastando pouco.

Para a profissional, o importante é fazer algo que caiba no bolso e confira aos ambientes o clima especial que a data merece. “Faça com que esse momento de decoração seja de interação. Coloque a família para ajudar com ideias e, principalmente, inclua todos na hora da ‘mão na massa’. O principal é estar junto e comemorar com quem se ama”, elabora.

Decoração de Natal sem gastar muito: designer de Bauru dá dicas. Na foto, um homem segurando um bebê perto de uma árvore de natal
Decoração de Natal em família! (Foto: Reprodução/Freepik)

Veja as dicas da Zu!

Gastando pouco na decoração de Natal

1- Aproveite o que você já tem

Segundo Zuleide, quem gosta de decoração de Natal sempre tem um espacinho em casa onde deixa os enfeites guardados, incrementando o que já tem. “Se você é assim, tente guardar os enfeites em uma determinada ordem: por cores, por tipo de enfeite ou por tamanho. O ideal é ter caixinhas separadas pra cada tipo de item. Na prática: bolas vermelhas em uma caixa, douradas ou prateadas em outras; ou, se for só uma cor, divida por tamanhos”, sugere.

A designer também recomenda fazer um levantamento do que está em condições de uso para não comprar nada além do necessário. Ela observa que, normalmente, as tradicionais luzes de led são renovadas todos os anos. “Mas, antes de guardar, teste o que está funcionando e descarte o que não funciona mais. Enrole cada uma em um papel ou em sua caixinha para que, no ano seguinte, olhe o que tem antes de sair comprando mais”, adverte.

Com essa ideia, é possível usar decorações antigas, especialmente aquelas com valor sentimental, combinadas com poucos elementos novos.

2- Escolha objetos do cotidiano para dar uma nova função

Nessa hora, a criatividade precisa entrar em cena! A proposta é que objetos utilizados no dia a dia sejam ressignificados durante essa época do ano e sirvam como decoração de Natal. Podem ser itens que realmente fazem parte de uma atividade rotineira ou até peças que já são decorativas, mas que, com um simples detalhes, ganham uma “cara nova”.

Zuleide indica que, nesse sentido, o primeiro passo é separar objetivos da casa para, depois, inserir algumas outras peças capazes de dar uma “vida nova” para a decoração. “Pensando de forma prática: no presépio, por exemplo, você pode colocar novos personagens utilizando brinquedos de montar (para quem tem criança em casa é uma boa). Outra opção é um prato de bolo, uma bandeja ou até mesmo um prato grande, itens que podem se tornar um lindo arranjo ou centro de mesa. Assim, faça camadas de bolas de diferentes tamanhos, use pinhas pintadas com spray ou ao natural, velas, flores secas, trigo, faça uma base com festão verde e pronto. Fica lindo!”, ensina.

A especialista acrescenta que outra ideia de reutilização é usar vidros transparentes, decorando com enfeites verdes, bolas de diferentes tamanhos ou luzes de led.

Pequenos arranjos também podem ser distribuídos pela casa. “Faça um arranjo com vela, bolas de natal, um belo laço e pronto. Coloque no rack da TV, no lavabo, na escada, no parapeito da janela e o clima fica festivo, atraindo o olhar das pessoas para que elas procurem as decorações espalhadas em todos os cômodos”, sugere.

3- Se for comprar, opte por itens que podem ser utilizados depois

“Sempre é gostoso comprar algo novo para renovar. Então, se esse for seu caso, o ideal é que você faça um planejamento para não comprar objetos aleatórios. Pense no estilo que quer usar e nas cores que vão orientar seu Natal. Com planejamento, você economiza e fica satisfeito com o resultado”, avalia a designer e empresária.

Logo, escolha as cores e pense quais espaços quer enfeitar, desde a entrada pra receber os familiares e amigos até a mesa onde o jantar ou os petiscos serão servidos. Para Zuleide, elementos simples, desde que bem aplicados, podem fazer toda a diferença.

4- Use plantas

Tem plantinhas em casa? Já reparou na sua vizinhança? “Dê uma voltinha pela sua rua e veja o que pode utilizar, monte um vaso com folhas verdes, coloque uma fita, faça um laço com juta e pronto, arrasou!”, destaca Zu Fernandes.

5- Inove na árvore de Natal

Nas cores, na base, nos materiais, nas luzes ou nos enfeites: existem muitas maneiras de criar e inovar na hora de compor a árvore, que é um dos focos da decoração de Natal. “Em minha casa, fiz uma só com luzes de led, bolas e alguns enfeites. Utilizei uma parede de vidro, alguns ganchinhos transparentes, pequenos arranjos com o que tinha e deu um resultado bem diferente”, conta a designer.

Tem outra dica decoração de Natal? Conta para a gente!

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo sobre decoração de Natal? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui