Notícia boa para a saúde local! A sífilis congênita, ou seja, transmitida de mãe para filho diminui 19% em Bauru.

Essa diminuição nos rendeu o prêmio Luiza Matilda durante a 4ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis, que ocorreu em São Paulo na terça-feira passada (22).

Para receber o prêmio, nossa cidade foi representada pela infecto-pediatra Renata Masotti.

Sífilis congênita
Foto: Reprodução/Prefeitura de Bauru

A premiação considerou dados referentes a 2017, período em que Bauru reduziu consideravelmente os casos de sífilis congênita

Essa diminuição foi possível por meio do trabalho desenvolvido pela Vigilância Epidemiológica em conjunto com a Rede Básica de Saúde, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI) e Maternidade Santa Isabel.

Durante a gravidez, a doença é mais facilmente detectada. Por isso, foi possível aumentar em 13% o número de diagnósticos nas gestantes.

Diagnóstico e tratamento

As mães diagnosticadas já começam a receber o tratamento. que é feito em unidades básicas de saúde, assim como todo o pré-natal.

Ao final da gestação, a mãe passa por outro teste para verificar a situação do vírus.

Se o resultado for positivo, o bebê também começa a receber tratamento logo ao nascer e é acompanhado pelos infecto-pediatras do CRMI até os dois anos de idade.

sífilis congênita
Foto: Unsplash

Caso os parceiros dessas mulheres também sejam diagnosticados com a doença, serão atendidos e tratados, como a mãe e o filho.

É importante lembrar que a sífilis congênita é apenas um dos tipos da doença.

Paral evitar a transmissão da sífilis adquirida, que é uma doença sexualmente transmissível, é necessário o uso de preservativo.

Caso queira fazer o teste de sífilis e outras DSTs, basta procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Vamos nos prevenir e buscar ajuda caso necessário!

Serviço
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h
Endereço:Rua Quinze de Novembro, 3-36 – Centro – CEP 17015-040 – Bauru/SP


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui