Você gosta de ler e sente falta de compartilhar suas ideias, dúvidas, impressões e aprendizados em discussões e reflexões? Ou tem o desejo de desenvolver o hábito da leitura com a ajuda de outras pessoas que podem te dar dicas, conversar sobre as obras e até indicar títulos interessantes? Pois então, um Clube do Livro é o espaço ideal para você!

Para os bauruenses que se interessam pela proposta, a Biblioteca Municipal “Rodrigues de Abreu” oferece uma oportunidade. A partir desta sexta-feira, dia 27 de maio, tem início na Cidade Sem Limites o Clube do Livro, uma iniciativa da estudante Eduarda Freitas Leite que tem como objetivo discutir as mais variadas publicações e temáticas.

Dessa forma, o projeto fomenta no município a troca de experiências entre os participantes por meio de rodas de conversa, ações lúdicas, como declamações de poesias, leituras coletivas e reflexões. Os encontros, que serão mediados pela estudante, acontecerão às sextas-feiras, quinzenalmente, das 14h às 16h30, na sede da Biblioteca.

Para participar, basta ter entre 12 e 25 anos e fazer inscrição no formulário on-line (https://forms.gle/Q7aemYQAnzFvHrbv7)  até o dia 30 de maio. Todas as atividades são gratuitas e não há limitação de vagas. Os livros utilizados serão do próprio acervo da Biblioteca Municipal.

Vale ressaltar que o foco do Clube do Livro será a literatura infantojuvenil. Para mais informações, entrar em contato pelos telefones (14) 3232-1333 ou (14) 3235-1312.

Hábito de leitura

Se você ainda tem dúvidas a respeito dos efeitos positivos da leitura para começar a desenvolver esse hábito ou incentivar conhecidos, familiares ou seu(s) filho(s), separamos algumas evidências!

  • Um estudo da Universidade de Sussex, na Inglaterra, indicou que ler em silêncio durante seis minutos pode reduzir o nível de estresse em 68%, diminuindo tanto a frequência cardíaca quanto a tensão muscular. Considerada um método de relaxamento, a leitura se mostrou mais efetiva do que ouvir música, tomar um chá ou fazer uma caminhada.
  • A revista internacional Psychology Today publicou uma pesquisa cujo resultado evidenciou que a leitura é capaz de elevar a capacidade de empatia das pessoas. A explicação para tal efeito está no fato de que, ao se aprofundar em uma história, os leitores e leitoras se conectam com realidades, situações e contextos distintos que, mesmo fictícios, quando é o caso, estimulam o exercício de se colocar no lugar do outro.
  • Diversas investigações indicaram que o contato com os livros protege o cérebro de doenças degenerativas, como o Alzheimer.  Um estudo divulgado pela revista científica Neurology, inclusive, apontou que pessoas que sustentam o hábito de ler durante e após a vida adulta preservam suas habilidades mentais por um período mais longo.

Serviço: Clube do Livro em Bauru

Local e organização: Biblioteca Municipal “Rodrigues de Abreu”
Endereço: Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro
Inscrições: via formulário on-line (https://forms.gle/Q7aemYQAnzFvHrbv7)  até o dia 30 de maio (segunda-feira)
Público: entre 12 e 25 anos de idade
Encontros: Duas sextas-feiras por mês, das 14h às 16h30

Todas as atividades são gratuitas e as obras utilizadas serão do acervo da Biblioteca Municipal.

Arte com informações sobre clube do livro. Fundo azul com ilustrações de livros e pessoas lendo
Arte: Divulgação

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo sobre o Clube do Livro da Biblioteca Municipal? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected]o.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui