Você já conheceu o Projeto Crisálida aqui na Solutudo: trata-se de uma iniciativa bauruense que tem como objetivo prolongar a vida útil de materiais têxteis que seriam descartados incorretamente. Isso porque o destino de roupas e tecidos, que não são recicláveis, são os lixões à céu aberto e aterros sanitários, quando não são queimados. Dessa forma, o trabalho feito no projeto deu origem a diversas peças, que vão de roupas e bolsas a itens de decoração, como tapetes e cestos. Assim, elas estarão reunidas em um evento: o Bazar Crisálida.

Bazar Crisálida

Quando? Dia 7 de agosto
Onde? O evento será na sede da ASCAM.
Por isso, os organizadores do Bazar Crisálida alertam para o uso obrigatório de máscara e para o respeito ao distanciamento social para a segurança de todos.
Que horas? Das 10h às 16h
Qual a média de preços? Os valores variam de R$2 reais (blusas mais simples sem customização, por exemplo) até R$100 (peças autorais e únicas costuradas com tecidos encontrados).
Quais tipos de peça vou encontrar? Principalmente roupas, bolsas e itens de decoração, como tapetes e cestos.

Moda sustentável

O Projeto Crisálida atua da seguinte forma: após a coleta dos tecidos (já foram cerca de 120 sacos do material), há uma curadoria. São separadas as peças que só precisam de uma lavagem, as que exigem reparos, aquelas que pedem por grandes mudanças e as que se tornam matéria-prima. Além disso, existem “peças novinhas feitas a partir dos conceitos de upcycling e slowfashion”, acrescenta Julia Goya, responsável pela capacitação do grupo de mulheres que aprende sobre artesanato, reciclagem têxtil e economia circular e criativa.

A página do projeto explica que upcycling é um processo que visa pegar todo material têxtil e, “com a ajuda de alguns estudos e testes práticos, transformá-lo em peças completamente autorais e diferentes“.

As peças, no Crisálida, passam por consertos, como a feitura de barra e a troca de botões, e são totalmente transformadas e também customizadas, com bordados, apliques, crochês, entre outras opções. Dessa forma, materiais que iam parar no lixo adquirem um novo significado e se tornam uma oportunidade de capacitação para mulheres que aprendem novas atividades e funções.

Depois de tudo isso, o Bazar Crisálida será realizado e dará início a um novo clico de consumo, assim como a venda das peças na Loja Crisálida.

Fotos das mulheres do Projeto Crisálida em suas atividades com tecidos. Bazar Crisálida de moda sustentável terá peças a partir de dois reais
Mulheres do Projeto Crisálida em seus trabalhos com materiais têxteis. (Foto: Reprodução/Instagram)

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo sobre o Bazar Crisálida? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui