Nas redes sociais, é comum ver fotos de pais e mães com bebês sempre arrumados, sorridentes e felizes. Transmitem a imagem de uma família perfeita, sem problemas, quase como aquelas que são vistas nos filmes.

Na contramão desse movimento, a digital influencer de Araçatuba Juliana de Carvalho, de 34 anos, decidiu criar o perfil Mãe Sem Frescura (@mae_semfrescura). Nele, mostra, por exemplo, que a vida de mamãe é, também, comprar remédios para os filhos, limpá-los e saber quando dizer não.

“Tem muitas influenciadoras que mostram apenas o lado bom de ser mãe. Mas a vida é real é outra. Para mim, a real maternidade é a de uma mãe que erra buscando acertar e que tem, como maior preocupação, a construção de um bom ser humano”, explica Juliana, que tinha aproximadamente 15 mil seguidores no Instagram até o fechamento dessa matéria.

O início

Em 2018, a mamãe da Maitê de Carvalho, de 2 anos, e do Samuel Felipe de Carvalho, de 5, não podia trabalhar porque a “Tetê”, como é apelidada a caçula da família, contraía facilmente gripe. Por recomendação médica, a pequena deixou de frequentar a creche e, então, Juliana passou a cuidar da criança integralmente em casa.

Na época, Juliana fazia parte da Liga das Mamães, que tinha como objetivo ajudar as mamães de Araçatuba e região. O grupo foi encerrado por conta da falta de tempo das participantes para se dedicarem às atividades.

A digital influencer começou, então, a investir em um perfil próprio, com a proposta de falar sobre a realidade da maternidade. E as publicações fizeram sucesso: conforme postava, o número de seguidores subia e o engajamento com as publicações também.

“O nome Mãe Sem Frescuras vêm dos hábitos que eu tenho como mãe: deixar a criança descalça, um pouco suja por um tempo. Deixar a criança ser feliz. Sabe? E também porque sou uma pessoa sem frescura, super de boa”, conta Juliana.

Os conteúdos do perfil são produzidos, principalmente, a partir das experiências pessoais de Juliana. Porém, a digital influencer estuda sobre a maternidade por meio de livros, vídeos e palestras. E, além disso, acompanha os perfis de outras influenciadoras. Atualmente, uma de suas principais inspirações é a Adriana Sant’Anna.

Contudo, não se engane: o aprendizado é mútuo. Às vezes, Juliana utiliza os stories para pedir dicas sobre maternidade às seguidoras. “É muito legal porque elas são mais rápidas do que o Google”, brinca.

‘Além de mães, somos mulheres’

Além de abordar a maternidade, Juliana fala, também, nos stories e publicações, sobre a importância das mães estarem realizadas consigo mesmas. “Além de mães, somos mulheres. E a criança merece uma mãe realizada porque, se ela for assim, ela será mais leve e, consequentemente, educará de forma mais descontraída. Assim, irá inspirar a pequena a realizar os sonhos dela.”

E, por isso, Juliana indica que as mamães tenham momentos de diversão, lazer e autocuidado. “Você não vai morrer de culpa se deixar os filhos com a sua mãe e curtir a balada com seu marido. Ou se comer um restinho de doce e não dar para os filhos. É a vida real. Tenho dó da criança que a mãe foca todas as energia nela. Imagine a pressão que esse pequeno sente para ser perfeito. Ninguém merece.”

A influenciadora pretende, com o perfil, continuar produzindo conteúdos sobre maternidade e inspirando as mamães. “O que eu mais quero é que elas vivam uma vida plena. Que a vida financeira esteja legal, que a maternidade e a carreira também. E se caso alguma parte da vida não estiver, que elas entendam que está tudo bem! São fases.”


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui