A circulação de fake news é cada vez mais recorrente no dia a dia dos usuários dos meios digitais, e não está sendo diferente com relação a pandemia do coronavírus que estamos vivendo no momento. 

A veiculação das notícias falsas tem diversas consequências, podendo causar até mesmo um desespero desnecessário naqueles que as leem. Com isso em vista, a Prefeitura de Araçatuba criou uma plataforma para ser uma fonte segura de informações sobre o Covid-19. O acesso é bem simples e garante o acesso a informações reais sobre a pandemia; confira! 

A plataforma 

A plataforma é fácil de ser utilizada e  pode ser acessada através deste link.

Para os cidadãos que tiverem sintomas do coronavírus, precisem de orientações ou informações, foi disponibilizado o telefone do Alô Saúde Araçatuba, o 0800 770 5816. 

Na plataforma também há uma parte dedicada a responder perguntas e respostas frequentes, além de uma página com todas as informações oficiais a respeito do coronavírus na cidade. 

Como não repassar informações falsas

Para não passar adiante alguma fake news, a especialista em Comunicação do UNICEF para a Amazônia Legal, Ida Oliveira, dá algumas dicas.

“Uma forma de se proteger de notícias falsas nesse momento é se perguntando sempre quem te mandou primeiro: a fonte é confiável? A segunda é se você precisa de fato repassar [a notícia]. Ela vai contribuir, ajudar as pessoas que estão na sua rede de amigos e de pessoas que você conhece? Uma vez que você ache que aquela informação é relevante, a outra pergunta é: ela é verdadeira? Procure saber, existem vários lugares para você obter informações. Tem a página do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Tem ainda a página do UNICEF e dos governos estaduais. Praticamente todos já têm informações claras sobre medidas, cuidados, locais onde procurar [informações].” 

Se não tiver certeza que a notícia é verdadeira, é melhor não compartilhar!


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui