Terra idealizada em 1932 e concretizada em 11 de Julho de 1937 pelo fazendeiro Antonio Joaquim de Moura Andrade, maior criador de gado nacional, conseguiu que seu projeto de ramal ferroviário fosse construído e deu início a “Variante”, onde as estações ligadas eram de Araçatuba/SP e Três Lagoas/MS com passagem pela estrada de ferro Noroeste Brasil.

E a partir daí, com os povoados se formando às margens da Variante, foram se constituindo vilas que deram início cidades e uma delas foi Andradina. O ponta pé inicial para que o povoado fosse reconhecido, porém, nesta época, Guaraçaí fazia parte deste conjunto de terras como um vilarejo de nossa Andradina.

Fonte: Fotográfo Fábio Leite

A Noroeste Brasil (NOB) era uma malha que proporcionava a exportação de café pelas suas proximidades ao Rio Paraná e as margens do Tiete, facilitando a logística.

Inicialmente, Andradina era subordinada a Valparaíso/SP, na qual “Moura”, junto com o engenheiro Benelow, elaboraram o projeto de urbanização da cidade em si e com alto incentivo do Rei do Gado, abriram portas para 6000 mil famílias chegarem ao local e se povoarem nas vilas formadas em suas próprias terras. Na Antiga Fazenda Guanabara e alguns sítios de sua propriedade, foi permitido que morassem sem exigir fiador ou entrada em dinheiro, estruturando os imóveis com luz elétrica movida com motor a diesel.

As terras das áreas rurais também eram cortadas por essa malha ferroviária e, assim, foi nascendo Andradina, tão popularmente conhecida como “A Terra do Rei do Gado” em homenagem ao seu fundador. Este nome é carregado até hoje e se deu por ele ser proprietário de quase toda a cidade, possuindo muitas terras que se formaram em comércios que ele mesmo alugava, além de ser dono de um banco local que atrai comerciantes da região. Ele sempre vendia os lotes a preços baixos para incentivar a expansão do local.

É o berço dos frigoríficos e o destaque na criação de bovinos do país que se torna uma terra que abraça aqueles que chegam e acolhem alguma oportunidade de melhora na própria vida. Ah! Nossa linda Andradina, um lugar que abraça nossa nação!


Aproveita que agora você sabe como nasceu a cidade, nos conte sua experiência por aqui e compartilhe para mais pessoas conhecerem.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Andradina e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

3.4/5 - (7 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui