Tudo começou com as duas Marias. Maria de Fátima e Maria do Carmo incomodadas com o terreno sujo, se uniram junto a outros moradores com o objetivo de limpar o local. A atitude era simples e teve seu início por uma ação de união há 18 anos. Desde 2006, foram muitas pessoas que ajudaram e colaboraram para a transformação do lugar. Nenhum deles imaginava que estes pequenos passos formariam o que é hoje, a praça Alto das Brisas.

Depois que o terreno foi limpo, sentiram falta de algo ali, pois era muito vazio e sem graça. Então, compraram mudas de árvores e plantas com o dinheiro do próprio bolso. O desejo de ver aquele espaço se transformar e crescer era maior que qualquer custo. Assim, plantaram as mudas sem planejamento, mas dispostas a cuidar daquela terra e dar vida a ela. 

Praça Alto das Brisas Arquivo pessoal: Maria do Carmo

Com o passar do tempo, decidiram buscar ajuda na Prefeitura Municipal de Penápolis para que se concretizasse o local. Na época, o prefeito atendeu aos pedidos e transformou o lugar na pracinha que existe até hoje.

“A ideia surgiu porque era um terreno abandonado destinado a uma área verde e nossas crianças não tinham onde brincar, então resolvemos nos reunir.  Todos os dias no final do dia, as mulheres iam até este local, cada uma levava mudas de árvores e plantas para cultivar”, afirmou uma moradora do bairro.

Praça Alto das Brisas Arquivo pessoal
Praça Alto das Brisas Arquivo pessoal

Depois dessa iniciativa, resolveram fazer campanha para doação de areia, cimento e outras coisas para a construção do parquinho. Assim, a Prefeitura entrou com a mão de obra para construir as calçadas. Além disso, conseguiram muitas doações, como os bancos ao redor da praça. 

“A experiência foi maravilhosa, ver aquele lugar abandonado se transformar em uma praça linda. E poder ver as crianças se divertindo enquanto suas mães cuidavam daquele cantinho que pertencia a todas nós”, concluiu Cláudia, outra colaboradora.


Você sabe como surgiu a praça do seu bairro? Deixe seu comentário contando sua história. Gostaria de saber!


Não deixe de compartilhar com seus amigos e aproveite para seguir as redes sociais de Solutudo Penápolis.


Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história interessante da cidade de Penápolis e quer que ela seja contada aqui entre em contato por e-mail: [email protected]

3.5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui