Esse conteúdo é um oferecimento Univem, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Tupã.

A secretaria municipal de saúde de Tupã, alerta a respeito do cuidado com o descarte de qualquer tipo de medicamento vencido ou em desuso, do mesmo modo seringas, resíduos de vacinas, curativos e secreções. O motivo do alerta aos moradores é o zelo não somente com o meio ambiente, como também a possibilidade que possa existir de outras pessoas fazerem o uso incorreto dos materiais.

Veja onde descartar:

O descarte desses itens, deve ser realizado na unidade de saúde mais próxima do morador. Bem como em alguns casos, na sede da Secretaria, localizada na rua Paiaquas, n° 370, ou na Vigilância Sanitária, localizada na rua Piratinins, n° 1011.

De fato, podem ser recolhidos todos os tipos de remédios, materiais de curativos, secreções, e resíduos de vacina com data de validade atingida. Lembrando que somente os materiais curativos devem ser entregues especificamente nas Unidades de Saúde, como explica a chefe de setor de Vigilância Sanitária, Gisele Porteiro:

“As Unidades de Saúde, diferente da Secretaria e do prédio da Vigilância, tem estrutura adequada para o recebimento de materiais curativos. Por isso, é importante enfatizar que os munícipes levem somente nas Unidades e de forma segura, para que não haja riscos de contaminação com os materiais”

O mais importante é entender a necessidade do descarte consciente e correto. Semanalmente, é realizado pela prefeitura o recolhimento, por meio de uma empresa especializada e licenciada, os resíduos e produtos.

Os diabéticos que fazem uso de insulina diariamente, precisam também realizar esse descarte de agulhas e seringas igualmente aos outros casos. Afinal, os materiais cortantes são totalmente perigosos para a reutilização incorreta de terceiros. De acordo com o ponto de vista Secretário Municipal de Saúde, dr. Miguem Ângelo de Marchi.

“Estes materiais são altamente perigosos, podendo causar acidentes durante o transporte para as Unidades ou se descartados junto aos materiais recicláveis. Por isso, todos devem depositá-los em caixas resistentes e apropriadas e levar para algum dos prédios da Saúde”.

Portanto, é importante que todos os moradores entendam a necessidade do descarte correto de todos estes produtos mencionados a cima. Para que através dessas pequenas e consideráveis ações promova-se um ambiente melhor e mais seguro.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento Univem, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Tupã.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui