Tatuí é um município com 195 anos e muita história pra contar. Se fôssemos tentar contar todos os detalhes curiosos sobre a cidade, certamente não daríamos conta de contar tudo. Não é atoa que depois do sucesso da primeira matéria sobre curiosidades de Tatuí (clique aqui para ler), a Solutudo traz novamente algumas curiosidades interessantes sobre Tatuí. Se prepare, você irá se surpreender! Vamos juntos conhecer mais sobre a Cidade Ternura? 😍

1. Emílio Ribas, criador do Instituto Butantan

Um grande pioneiro da saúde no Brasil, o Dr. Emílio Ribas trabalhou no combate a epidemias, e criou o Instituto Butantan, e outros órgãos públicos de saúde. Embora ele não seja tatuiano, ele morou em Tatuí, onde inclusive nasceu o seu filho, Dr. Paulo Ribas.

Foto de 1985 da casa do dr. Emílio Ribas, esquina das ruas Prudente de Moraes com 13 de maio.

2. A chegada do Trem de Ferro em Tatuí

O trem de ferro chegou a Tatuí no dia 4 de maio de 1889; e na ocasião, um boletim convidando o povo para ver a novidade foi distribuído.

Boletim que convidou a população na época.
Desativada Estação Ferroviária de Tatuí.

3. A primeira praça de Tatuí

A primeira praça da cidade conhecida como “Jardim Público” é a Praça da Matriz. Ela foi inaugurada no ano de 1907, pelo mesmo prefeito que criou o Mercado Municipal, que funciona até hoje.

Início do calçamento da praça da Matriz em Tatuí, em 1942.

4. Um dos primeiros tiros de guerra do Brasil

A linha de tiro (depois nomeado como Tiro de Guerra 135) foi criado em 1911, e foi um dos primeiros do Brasil. Ele era de 2º categoria, e era incorporado à do Rio de Janeiro.

Desfile no tiro de guerra em frente a Praça da Matriz

5. 100 mil pessoas em 120 anos

No ano de 1900, a população de Tatuí era de 22.000 pessoas. Hoje, passados aproximadamente 120 anos, estima-se que esse número hoje chegue a quase 123.000 pessoas. Ou seja, mais de 100 mil habitantes em 1 século. Legal, né? E Tatuí continua crescendo!


Muito legal essas curiosidades de Tatuí, você já sabia de alguma delas? Conhece mais alguma? Conta aqui pra gente!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tatuí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Siga nossas redes sociais!

FacebookSolutudo Tatuí Instagram@solutudo.tatui

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui