Sergipe possui uma riqueza em sua culinária regional e, de fato, em sua originalidade quando o assunto se trata de qualidade dos alimentos vindos do nosso estado. Tanto que é o quarto estado do Nordeste que regulamenta os queijos artesanais do Brasil.

Pouca gente sabe, mas na zona rural de Sergipe são feitos um dos melhores queijos artesanais do nordeste. O premiado queijo da Fazenda D’Aroeira localizado no município de Poço verde.

(Foto:Daniela Barreto/Arquivo Pessoal)

História do Queijo D’Aroeira

Arivaldo Barreto conta que seu avô foi o patriarca que cuidou durante gerações da fazenda, passando para o seu pai que administra atualmente juntamente com a sua esposa. Porém o contato com a produção de queijos artesanais começou somente em 2017, quando sua esposa Daniela fez um queijo sem pretensão, e acidentalmente o casal iniciou um grande negócio.

O queijo D’aroeira foi destaque na exposição “Queijos Artesanais do Brasil” ganhando em terceiro lugar na categoria curado massa semidura, concorrendo com mais de 230 outros produtores de todo o país.

“Toda a história das nossas vidas é baseada no queijo da fazenda Aroeira. E uma das maiores conquistas da gente é o seu reconhecimento pelos nossos consumidores. A origem do nordestino vem do queijo coalho. Nós buscamos resgatar essa essência e apresenta-lo para o resto do Brasil”.
disse Arivaldo em entrevista para o Estação Agrícola

Resultado de imagem para queijo D'aroeira
(Foto:Cinform/Reprodução)

No começo o casal aprofundou o conhecimento na produção de queijo fazendo diversos tipos de cursos especializados no ramo, além de viajar para fora do país para conhecer e comparar outros tipos de queijos.

Hoje o Queijo D’aroeira é comercializado em pontos de vendas específicos de parceiros ou pode ser adquirido fazendo seu pedido pelo Instagram.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui