Enfim, dezembro. O último mês do ano é o mais aguardado não somente pela finalização de um mais um ano de vida, trabalho e família, mas principalmente pelas festas comemorativas.

Nas comemorações natalinas se vê muito amor, solidariedade e união, mas a parte mais esperada é ela: a ceia!

Cada família possui sua receita secreta e especial que é feita com muito zelo todos os anos, além dos alimentos já tradicionais. Peru, chester, tortas, farofas, arroz, pavê (ou ‘pra comê?’), maionese, salpicão, tender, pernil, fio de ovos, chocotone, panetone, vinhos, champanhes, refrigerantes… ufa! Quantas delícias, não é mesmo?

E quando pensamos que já acabou… seis dias depois, ano novo e tudo se repete! Talvez com um prato ou outro diferente e quem sabe muito mais drinks e brindes para receber o ano que está chegando.

Contudo, em meio a tanta alegria e festa, é mais difícil manter o controle e muitos perdem a mão no excesso de alimento ou de álcool ou na combinação dos dois.

Por isso, a Solutudo conversou a nutricionista mariliense Natália Titiz, que deu várias dicas para quem não quer sair da linha neste fim de ano. Confira:

  • SE PREPARE PARA FESTAS: Faça refeições anteriores que sejam mais leves, beba bastante água e na hora da festa procure fazer escolhas mais inteligentes e comer o que realmente ”vale a pena”. Não vá enchendo o prato sem pensar!
  • SELECIONE MELHOR: Prove pequenas quantidades, mastigue bem os alimentos, coma devagar e vá degustando com prazer, sem ansiedade.
  • ESCOLHA BEM: As entradinhas fazem parte das festas de final de ano, procure escolher as castanhas e as frutas pois são ricas em fibras que aumentam a saciedade.
As nozes são uma boa opção. (Foto: Pixabay)
  • AUMENTE ATIVIDADE FÍSICA: Mesmo selecionando bem os alimentos, o excesso de eventos aumenta a quantidade de alimentos ingeridos
  • INTERCALE BEBIDAS ALCOÓLICAS COM ÁGUA: Essa tática evitará excessos, consumo exagerado de calorias e ressaca.
  • RETOME A DIETA: Logo após os eventos ou as “jacadas”. Não crie pensamentos como “depois eu começo a dieta” ou “ah, já que eu comi o que não devia, vou comer ainda mais”.
  • COMPENSE OS ESTRAGOS: No dia seguinte, aumente a ingestão de água, utilize chás diuréticos, consuma bastante fruta e faça refeições mais “limpas”. Dessa forma você ajuda o organismo a eliminar os excessos.
O chá de boldo ajuda com a digestão. (Foto: Pixabay)
  • FAÇA USO DE CHÁS: São ótimos aliados para eliminar o excesso de líquido e toxinas nessa fase do ano. Segue algumas opções: chá verde, cavalinha, carqueja, alcachofra, dente de leão, gengibre com canela.
  • MENOS É MAIS: Não abuse, mantenha o equilíbrio, a quantidade também conta muito. Tudo com moderação!!!

Agora ficou bem mais fácil manter-se saudável, não é mesmo? 😉


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Marília!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui