Com as festividades do fim do ano, a família e amigos se juntam para celebrar o nascimento de Cristo e a chegada de 2020. Muitas risadas e conversas regadas a diferentes tipos de bebida e de comida.

Contudo, como são duas grandes ceias praticamente seguidas, às vezes pode acontecer de alguém se confundir e acabar levando um prato que já tinha no local ou até mesmo não conseguirem comer tudo. E agora, o que fazer com o excesso de comida?

Inovar com receitas

Bom, além das tradicionais marmitas pós-festa, você pode inovar com algumas receitas diferentes, como esta de “Lombo Louco”:

Ingredientes
1 kg de lombo cozido
2 cebolas médias em rodelas
1 pimentão verde grande em rodelas
1 xícara (de chá) de cheiro verde (usei coentro também)
1 xícara (de chá) de azeite extra virgem
1/2 xícara (de chá) de vinagre de vinho branco
200 g de azeitonas picadas
Sal a gosto

Modo de Preparo
Enrole o lombo cozido em papel alumínio e leve para a geladeira (gelado fica mais fácil de cortar fino). Depois de gelado corte bem fino (eu usei faca elétrica). Depois em um recipiente vá fazendo camadas de cada um dos ingredientes, inclusive do lombo fatiado. Termine com uma camada de cebola, pimentão, azeite e vinagre.
Cuidado na hora de colocar o sal, pois o lombo já foi cozido com sal e a azeitona tem muito sal.
Depois de terminadas as camadas tampe e leve para gelar (pode fazer em um dia e comer no outro). É uma delícia para comer geladinho. Se tiver um pãozinho para comer como recheio então, hummmm!

Peru normalmente pesa mais de 5kg! Com este tanto de carne, é provável que dê para fazer algum outro prato no dia seguinte, como este “Empadão de Peru”. Arroz é algo que muitas pessoas levam, e se alguém levar a mais, olha que delícia esta receita diferente de “Arroz à Piamontese”:

Doar para entidades

Neste clima natalino, nada melhor do que fazer o bem, não é mesmo? Então se houve excesso de comida na ceia, por que não compartilhar com o próximo aquele alimento?

Em Marília, é possível doar refeições já prontas e completas na Geladeira da Misericórdia, que busca atender a população em situação de rua da cidade. Lá, você pode fornecer marmitas para várias pessoas. É só embalar o alimento da forma correta e não se esquecer de colocar a data de fabricação e validade.

A Geladeira está localizada na Capela Mãe da Divina Misericórdia, Rua Paraíba. (Foto: Divulgação/Facebook)

Além da Geladeira, Marília possui a iniciativa municipal da Casa Cidadã, que atende não só pessoas em situação de rua mas também imigrantes que ainda não possuem endereço fixo na cidade. O local é equipado com uma cozinha completa, e muitos desfrutarão daquele alimento que muitas vezes estraga ou vai direto para o lixo.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Marília!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui