E não é que nesse domingo, 13 de setembro, comemora-se o Dia Nacional da Cachaça? Pois éee, minha gente, a marvada pinga tem seu próprio dia e, você sabe que não deveria ser diferente, né? Afinal, se tem uma bebida que o brasileiro é apaixonado, sem dúvidas é a cachaçaTipicamente brasileira, ela teve origem ainda no século XVI, muito provavelmente com o trabalho escravo dos negros nos engenhos de cana de açúcar.

Quem nunca ouviu ou faz aquela zoeirinha com esse que é um dos clássicos da música brasileira? ? (Fonte: YouTube/ Gifs/ Reprodução)

Para comemorar a data, que tal experimentar as variedades das ‘caninhas’ produzidas aqui em nossa região? Aqui embaixo te damos 5 ótimas opções para não deixar a data passar em branco! Bora? ?

Alambique JP

Esse alambique aqui tem história, hein? E já contamos um pouco dela aqui mesmo, na Solutudo! Fundado em 1890, foi o primeiro negócio de Itupeva! ? Mais de 100 anos depois, o alambique hoje diversificou sua produção e passou também a oferecer cachaças especiais, vinhos e licores, totalizando mais de 20 tipos diferentes de bebidas. ?

  • Endereço: Rod. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Km 75,5 – Nova Era, Itupeva
  • Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 7h às 17h, domingo das 8h às 11h
  • Telefones: (11) 4591-1083 / (11) 4290-0791 / (11) 94528-8228
Tá vendo essas medalhas aí? Não são decorativas não, viu? Por dois anos consecutivos o Alambique JP teve suas cachaças eleitas como as melhores do mundo pelo Concurso Mundial de Bruxelas: a Cachaça Umburana em 2017 e a Carvalho 2 anos em 2018. Demais, hein? (Foto: PMI/ Reprodução)

Vinícola Castanho

Essa é boa, hein! Uma das vinícolas mais tradicionais de Jundiaí também conta com sua própria produção de cachaças! Pois é, minha gente! Com quase 60 anos de história, vale a pena conhecer e degustar o que é daqui, não é mesmo? ?

  • Endereço: Travessa dos Patos, 1050 – Castanho, Jundiaí
  • Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 16h, domingo das 9h às 13h
  • Telefone: (11) 4537-1502
Essa cachaça é jundiaiense raiz, hein?! (Foto: Facebook/ Reprodução)

Engenho Nica Preta

Aberto em 1966, o Engenho Nica Preta é muito conhecido pelas bandas de Itupeva, viu? Além de seu sabor marcante, outro fator que contribuiu para a fama da cachaça foram as lendas que cercam a região onde foi construído o engenho. Ah, e se você ficou curioso pra saber mais sobre essas histórias, contamos um pouquinho delas aqui. 😉

  • Endereço: Rua Nica Preta, 2501 – Bairro Monte Serrat, Itupeva
  • Horário de funcionamento: de quarta a sábado, das 8h30 às 17h, domingos e deriados das 8h30 às 14h
  • Telefones: (11) 4591-1103 / (11) 4591-3803
Um verdadeiro símbolo da cidade! (Foto: Gazeta de Itupeva/ Reprodução)

Rainha da Praia

Saindo um pouco de Jundiaí e Itupeva, as duas próximas dicas de alambiques são de cidades aqui da região e que valem muito a pena serem visitados! Este primeiro, o Rainha da Praia, fica em Cabreúva, e é um dos mais antigos da cidade, viu? ?

  • Endereço: Estrada Parque Estrada Dos Romeiros, km 80 – Bairro Barrinha, Cabreúva
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h
  • Telefone: (11) 99548-1324
Olha que beleza, toda a majestade da Rainha de Cabreúva! (Foto: Facebook/ Reprodução)

Alambique Ferrara

Já o Alambique Ferrara é um ótimo atrativo na cidade de Jarinu! Além de sua cachaça e de seus licores, o local ainda conta com a venda de produtos artesanais, como linguiça caseira, queijos e doces. Vale a pena ser conhecido, né não? ? 

  • Endereço: Estrada Municipal Ernesta Biazin Ferrara, s/n – Bairro do Pinhal, Jarinú
  • Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 8h às 17h
  • Telefone: (11) 4016-4130
Eitaa! Vai uma linguicinha com cachaça, aí? ? (Foto: Facebook/ Reprodução)

Êeeta que beleza! E aí, você já tinha experimentado alguma dessas bebidinhas? ? Se ainda não, aah, então não deixe de experimentar nesse final de semana mesmo essas maravilhas aqui da nossa terra e, assim, valorizar o que é nosso! Que tal? ??? 


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

4.2/5 - (6 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui