Este conteúdo tem o apoio da PrataNet, empresa referência no segmento Telecom e que apoia as boas notícias de São Manuel.


Os ícones na música sertaneja raiz do Brasil, Tonico, nascido em São Manuel em 1917, e Tinoco, nascido em Pratânia em 1920, fizeram sucesso e encantaram o Brasil com suas vozes. 

Foto: site São Paulo Antiga

Início

Tudo começou com incentivo dos avós maternos da dupla que utilizavam a música para alegrar os colonos nas fazendas com suas belas canções. ‘Tristeza do Jeca’ foi a primeira música que aprenderam a tocar e, assim, começou um grande projeto.

Foto: Arquivo Marcelo Bonavides

Primeira apresentação

Festa tradicional de todo mês de agosto em Aparecida de São Manuel, chamada “Festa de Aparecidinha”, foi palco da primeira apresentação da dupla com um terceiro integrante, o seu primo Miguel formando o Trio da Roça.

Tonico foi o primeiro a falecer em 1994, o último show realizado pelos dois cantores, de raízes firmadas em São Manuel, foi na cidade de Juína no Mato Grosso. Após a morte de Tonico, Tinoco encontrou forças através de sua família, amigos e fãs e não parou de realizar os trabalhos e de cumprir a agenda da dupla, que já estava totalmente fechada em todo Brasil.

Ao visitar São Manuel, o turista encontra bem na entrada de nossa cidade a praça Tonico e Tinoco e pode se encantar com o monumento em homenagem a dupla. Além de um acervo de objetos da dupla no Museu Municipal.

Foto: site Portal Sertanejo

A dupla fez sucesso na música e nunca mudou seu estilo sempre seguiu o estilo caipira raiz. Você gosta da dupla? Conte para nós!


Este conteúdo tem o apoio da PrataNet, empresa referência no segmento Telecom e que apoia as boas notícias de São Manuel.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui