Unidos por uma tradição familiar que começou há 60 anos com os pais, dois irmãos ajudam a manter viva a celebração da tradicional Folia de Reis em Rio Preto. Antigamente, era algo comum na cultura popular. Comemorada no dia 6 de janeiro, tal manifestação cultural religiosa é tida como folclore no país e representa o Dia dos Três Reis Magos ou da Folia de Reis.

Na família rio-pretense o costume de celebrar o dia 6 de janeiro começou quando o pai de Dioraci Rodrigues de Oliveira, de 66 anos, fez uma intenção para Santos Reis pedindo que o filho, na época com apenas um ano, fosse curado de uma doença.

“O médico tinha me desenganado por Mal de Simioto e pneumonia. Naquela época, não tinha tanto médico, era mais benzeção. Meu pai fez a promessa para Santos Reis e graças a Deus eu estou aqui”, disse Dioraci.

Uma promessa para toda a vida

Após o falecimento dos pais, o pedido em comum que fizeram para que os filhos Dioraci e Iraci continuassem com as comemorações de Santos Reis e recebessem as companhias. Dioraci, pedreiro aposentado, construiu a própria capela de Santos Reis em uma edícula na própria residência, no bairro Eldorado, e conta com a ajuda da esposa e do filho para realizar a festa que ele já faz há 12 anos, que interrompida pela pandemia e vai retornar.

A primeira edição foi realizada na garagem de casa. Hoje, tem uma capela construída na própria residência e o altar já conta com 50 imagens de santos que Dioraci se orgulha em dizer que são todas resinadas. Ele afirma que, antigamente, os pais costumavam receber de cinco a seis companhias.

São oferecidos aos foliões e convidados o almoço, refrigerante e quitutes como bolos, pipoca e cachorro quente. Bem como leitoas e bezerros são assados para homenagear os santos e, normalmente, são esperados mais de 800 pessoas. “Folia de Reis é tudo para mim. Se não fosse Santos Reis, eu não estaria vivo. A promessa do meu pai valeu”, ressaltou Dioraci.

A irmã, Iraci Rodrigues de Oliveira, de 63 anos, também cede um espaço na própria residência, no bairro Boa Vista, para receber a companhia de reis e celebrar o dia. Como promessa, todo ano ela doa um bolo de 30 quilos e já faz 21 anos que ela ajuda a manter viva a tradição. “Enquanto eu estiver viva eu vou fazer. Todo ano dia 6, não importa o dia da semana, a gente faz. A minha promessa é doar 30 quilos de bolo, 600 cachorros-quentes e refrigerante”, disse Iraci.

O que vem a ser folia de reis

Folia de ReisCompanhia de ReisReisado ou Festa de Santos Reis (em Portugal diz-se Reisada ou Reiseiros) é uma manifestação católica, cultural e festiva classificada, sobretudo, no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.


Grupos formados por músicos cantores e dançarinos vão de porta em porta anunciando a chegada do Messias e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam e dançam. Vestidos com máscaras e roupas coloridas, a companhia faz a representação da tradição da cultura popular brasileira e na apresentação são utilizados viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Rio Preto e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui