Um bom churrasco é indispensável, seja para comemorar uma data especial ou para se reunir com os familiares e amigos. Por muito tempo, o prato de base de carne era feito sob fogo e brasa e ficava exclusivo ao universo masculino. Desmistificando o tabu, algumas mulheres, como a Estefânia de Santa Cruz do Rio Pardo, mostram que também sabem comandar a churrasqueira.

“Para onde eu vou, eu falo que sou do velho oeste: Santa Cruz do Rio Pardo!”, fala Estefânia Lorenzetti.

Churrasco

Um dos pratos mais consumidos pelos brasileiros é o churrasco. Antigamente, era atrelado aos homens. Apesar de sua origem incerta podemos considerar a descoberta do fogo o primeiro motor. Logo, o avanço das técnicas possibilitou a difusão pelo mundo, sendo parte da identidade cultural de muitos países.

Desconstruindo todo e qualquer estereótipo, as mulheres têm conquistado grandes espaços no mundo e mostram que são capazes de fazer tudo, inclusive aquele churrasco impecável. Estefânia Mariano Lorenzetti é Pitmaster- especialista em churrasco americano, o famoso Barbecue (BBQ), símbolo de resistência e coragem se lançou na arte de dominar a brasa e é uma churrasqueira de sucesso.

“O amor pelo churrasco veio da minha família. Eu via meu pai e tios fazerem churrasco de grelha. Lembro que quando ia comprar carne no açougue sempre pedia para o meu pai ir comigo porque eu não sabia comprar. Me interessei cada vez mais por buscar conhecimento no ramo. Testei muita coisa na grelha, no fogão, errei muito, aprendi muito, via muitos vídeos de pessoas famosas na internet, refazia receitas em casa, fiz estágios e cursos e tudo aconteceu!”, conta Estefânia Lorenzetti.

A defumadora nunca imaginou que trabalharia neste ramo. Tudo começou com um convite de um amigo, o Leo Spigariol, para a gravação de um vídeo. Depois, foi um curso com o Bruno Panhoca, o maior Pitmaster do Brasil. No outro dia, ela já estava de assistente e, desde então, nunca mais parou. Agora, o churrasco é parte da sua vida.

“Eu saí do churrasco de lazer para o mundo do churrasco comercial. Eu sou chefe do American BBQ do Sheriff, um restaurante com capacidade para 600 pessoas localizado no vale do Paraíba, em São José dos Campos. Faço meia tonelada de carne defumada por semana. Numa pesquisa rápida, eu sou a mulher que mais defumou carne no Brasil, oito toneladas em apenas sete meses. Foi uma mudança de vida, literalmente”, revela a defumadora.

Desafios e conquistas

Em todo canto existe uma certa dificuldade e na cozinha não é diferente. Para que a carne chegue incrível na mesa dos clientes, um processo é realizado com muita dedicação.

“Quando conto para alguns chefes da capacidade do restaurante quantas pessoas passam por ele numa semana, eles dizem: você é louca! Em um evento, eu fiz um pastrami de copa lombo, 21 dias de cura para só depois defumar e vendi todos os sanduíches em apenas três horas, sendo que o evento era para durar sete horas”, assume a chef.

A churrasqueira já participou do reality show: “churrasqueiros” e ganhou de renomados chefes, inclusive com um hamburger feito em Santa Cruz no Bolão Big Burger. Competiu com outras mulheres do ramo e foi vice-campeã do concurso da Artmil. Foi convidada para ter sua própria estação na churrascada da Cleavers. E já trabalhou ao lado de Alex Atala e Ligia Karasawa.

Sua família, amigos e o namorado são a base de incentivo para cada vez mais buscar conhecimento e adentrar nesta área incrível da culinária. No futuro, o objetivo é de conhecer diversas gastronomias e o American BBQ das famosas casas de churrasco nos Estados Unidos, é o que ela espera.

Quer saber ainda mais sobre a Estefânia? Veja o recadinho especial para você:

“Me acompanhem no Instagram @estefania_lorenzetti, pois,lá eu mostro muita coisa do American BBQ”.


Uma quebra de paradigmas total!


Você gostou desta matéria? Leia mais:

-> Santa Massa: o que revela a história de uma das indústrias mais famosas de Santa Cruz do Rio Pardo

-> 4 lugares diferentões para você jantar no final de semana em Santa Cruz do Rio Pardo

-> Você sabe onde tem saborosas cervejas em Santa Cruz? Veja algumas opções:


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Santa Cruz do Rio Pardo e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected] 

Clique aqui e fale com o autor!💜

Siga Solutudo Santa Cruz do Rio Pardo nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA INSTAGRAM!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui