Hoje, dia 20 de janeiro, os santa-cruzenses que vestem a camisa estão em festa. Com 152 anos de muita batalha e conquista, vamos relembrar o passado glorioso e entender como Santa Cruz se transformou em um município com grande potencial de desenvolvimento atualmente.

Nós, da Solutudo Santa Cruz do Rio Pardo preparamos um resgate histórico para lá de especial para você!

História

Conta a história, que nos meados do século XIX, por volta de 1850, sertanistas liderados pelo Mineiro José Theodoro de Souza partiram de uma região conhecida como “boca do sertão” – última província de São Paulo constituída pelas vilas de Botucatu, Lençóis e a povoação de São Domingos – para o Vale do Paranapanema. Território desconhecido e habitado por índios coroados até então.

E foi por meio de uma cruz iluminada com tochas e velas, posta às margens do rio pardacento à noite, para espantar os índios, que Santa Cruz do Rio Pardo recebe esse nome.

José Theodoro de Souza, sentado, com o filho Theodorinho, em pé, à direita. Luiz Carlos de Barros, 2006.

Ao longo dos tempos o então lugarejo, denominado capela de São Pedro foi gradativamente povoado. E após um itinerário de lutas e glórias, tornou-se Distrito em 1852, Município em 1866, Comarca em 1883 e, finalmente, cidade em 1906.

Da economia pioneira de plantação de milho e cereais destinada à subsistência, se transformou em grande exportadora de café, tendo a estrada de ferro Sorocabana sua artéria vitalícia. Por isso “Joia da Sorocabana”.

Depois com recursos próprios, desenvolveu uma estação ferroviária. O projeto é de autoria do arquiteto Ramos de Azevedo, inaugurada em 1908. Atualmente, o prédio restaurado, abriga o Museu Histórico e Pedagógico Ernesto Bertold.

imagem: prefeitura

E assim é nossa Santa Cruz do presente, com passado glorioso que uniu esforços rumo ao progresso, se destacando cada vez mais na indústria e comércio.

“Santa Cruz do Rio Pardo nasceu

Dos seus campos progresso surgiu

Terras boas nos deram riquezas

Tanto verde que nunca se viu

Santa Cruz abre os braços, me abraça

És meu berço, presente, futuro

Teu passado tão cheio de glórias

És meu lar, és meu porto seguro”  

Hino de Santa Cruz do Rio Pardo- Mário Nelli

Fotos


Que intrigante relembrar um pouquinho dessa história né? Viva a nossa casa! Viva Santa Cruz do Rio Pardo!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Santa Cruz do Rio Pardo e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]br

Siga Solutudo Santa Cruz do Rio Pardo nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA INSTAGRAM!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui